Apostila Unipampa – Comum a todos os Cargos de Nível Superior

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Antecipe seus estudos adquira já a Apostila Unipampa – Comum a todos os Cargos de Nível Superior.
Material indispensável para o aqueles almejam a se preparar para o próximo concurso da Universidade Federal do Pampa.

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Apostila elaborada especificamente para a prova da UNIPAMPA, atendendo a todos os seguintes cargo de nível Superior: Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais; Técnico em Audiovisual; Médico/ Área: Clínico Geral; Administrador; Analista de Tecnologia de Informação/Área Rede e Suporte; Assistente Social; Bibliotecário/ Documentalista; Programador Visual; Químico; Revisor de Texto; Secretário Executivo.

A Apostila para prova da UNIPAMPA foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Maio de 2016 contendo 316  páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) e digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

No Mercado Concursos você pode comprar a apostila da UNIPAMPA com total segurança e comodidade, através de cartões de crédito (a vista ou parcelado sem jurosou boleto bancário (a vista), oferecemos os melhores e mais seguros meios de pagamentos da internet como PagSeguro do UOL, Mercado Pago e Bcash.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tour active_section=”1″ title=”DIFERENCIAIS”][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-rocket” n_fontawesome=”fa fa-rocket” title=”OBJETIVO” tab_id=”concurso” add_icon=”true”][vc_column_text]

Concurso Universidade Federal do Pampa ( Unipampa ).

Cargo : Diversos 
Inscrições: 20/05/2016 a 16/06/2016
Salário: R$ 4.124,54 Provas : 17/07/2016
Nível : Superior
Vagas : 37
Organizadora: FUNDATEC  / EDITAL: Acessar Taxa de Inscrição: 110,00

Adquira  já a sua apostila para o concurso público da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), para o cargo de Nível Superior. São 37 vaga, com remuneração de R$ 4.124,54. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir Nível Superior.

As inscrições ficam abertas de 20 de maio a 16 de junho de 2016, diretamente no site oficial da organizadora FUNDATEC : http://www.fundatec.org.br/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=403

A taxa de inscrição é de R$ 110,00.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 17 de julho de 2016

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text]O Conteúdo da Apostila Unipampa – Comum a todos os Cargos de Nível Médio Contempla :

– Língua portuguesa
– Raciocínio lógico cargos
– Informática
– Noções de administração pública
– Legislação

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]Conteúdo programático completo da Apostila Unipampa – Comum a todos os Cargos de Nível Superior.

1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre ideias. 1.5 Ideia central e intenção comunicativa. 1.6 Efeitos de sentido. 1.7 Figuras de linguagem e linguagem figurada. 1.8 Recursos de argumentação. 1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 1.10 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico/Semântica: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentos gráficos (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 3.4 Colocação pronominal. 3.5 Reconhecimento, flexões e emprego de classes gramaticais. 3.6 Vozes verbais e sua conversão. 3.7 Concordância nominal e verbal. 3.8 Regência nominal e verbal. 3.9 Paralelismos de Regência. 3.10 Emprego do acento indicativo de crase. 3.11 Sintaxe do período simples e do período composto. 3.12 Colocação e reconhecimento de termos e orações no período. 3.13 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 3.14 Orações reduzidas e orações desenvolvidas. 3.15 Equivalência e transformação de estruturas.3.16 Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO : 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Diagramas lógicos. 2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples, proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional. 3. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica. 4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas. 5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos;

INFORMÁTICA : Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 8 Professional: (1) Área de Trabalho (Exibir,
Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e Menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel
de Controle, Dispositivos e Impressoras, PROGRAMA Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os
PROGRAMA, Pesquisar PROGRAMA e Arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar,
classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis,
listas, caixa de pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas,
do Menu Iniciar e do Gerenciador de Tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar
PROGRAMA e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de
marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (3) Janelas (navegação no Windows e o trabalho com
arquivos, pastas e bibliotecas), Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e
configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades
das janelas, PROGRAMA e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa,
caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) Bibliotecas, Arquivos, Pastas, Ícones e
Atalhos: realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar,
mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar
para, propriedades e etc.; e (5) Nomes válidos: identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos,
pastas, ícones e atalhos.
2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2010: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber
identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela,
funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e
palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) Documentos: abrir, fechar,
criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas,
menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) Barra de Ferramentas:
identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da
Página, referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e
reconhecer a formatação de textos e documentos; (4) Ajuda: saber usar a Ajuda e (5) identificar e saber utilizar
todas as funcionalidades do Word.
3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2010: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber
identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela,
funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões; (2) Elementos: definir e
identificar célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3)
Planilhas e Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar,
configurar planilhas e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da
Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das
barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e
Exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e
documentos e reconhecer a seleção de células; (5) Fórmulas: saber o significado e resultado de fórmulas; e (6)
Ajuda: saber usar a Ajuda; (6) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do Excel.
4. Terminologias e conhecimentos práticos sobre LibreOffice Writer última versão, em português: (a)
identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, os componentes da janela, as
funcionalidades, os menus, os ícones, a barra de ferramentas e botões, os erros de revisão, o idioma, os
modos de exibição do documento e zoom; (b) abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar,
imprimir e configurar documentos utilizados as barras de ferramentas, os menus, os ícones, os botões, as
guias, os grupos da Faixa de Opções, utilizando o teclado (atalhos) ou mouse; (c) identificar e utilizar os botões
e ícones das barras de ferramentas para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação
de textos e documentos; (d) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do LibreOffice Writer.
5. Terminologias e conhecimentos práticos sobre LibreOffice Calc última versão, em português: (a)
identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, os componentes da janela, as
funcionalidades, os menus, os ícones, a barra de ferramentas e botões, os erros de revisão, o idioma, os
modos de exibição do documento e zoom; (b) definir, identificar, alterar células, planilhas, e pastas; (c) abrir,
fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas,
utilizando a barra de ferramentas, os menus, os ícones, os botões, utilizando o teclado (atalhos) ou mouse; (d)
selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (e) identificar e utilizar os ícones das barras
de ferramentas, para formatar, alterar, selecionar, configurar, células selecionadas; (f) identificar, caracterizar,
utilizar, alterar, configurar e personalizar fórmulas; (g) utilizar a Ajuda; (d) identificar e saber utilizar todas as
funcionalidades do LibreOffice Calc.
6. Internet Explorer 11: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e
componentes da janela principal do Internet Explorer; (2) Barra de Ferramentas: identificar e usar as
funcionalidades da barra de ferramentas, de status e do Explorer; (3) Menus: identificar e usar as
funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda; (4) Funcionalidades:
identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Favoritos, Botões do Modo de Exibição de
Compatibilidade, Barra de Comandos, Barra de Status; e (5) Bloqueio e Personalização: saber bloquear a barra
de ferramentas e identificar, alterar e usar a opção Personalizar.
7. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Outlook 2008 e versões superiores: (1) Ambiente e
Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e componentes da janela principal; (2)
Funcionalidades: identificar e saber usar as funcionalidades das barras de Menus (Arquivo, Editar, Exibir, Ir,
Ferramentas, Ações e Ajuda), Ferramentas e Modos de Exibição, do MS Outlook; e (3) Trabalhando com E- Mails: identificar e saber abrir, fechar, criar, alterar, visualizar, formatar, salvar, excluir, renomear, enviar e
receber e-mail, utilizando funcionalidades da barra de ferramentas, menus, ícones, botões, teclado e/ou mouse.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. Constituição Federal, artigos 37 e 38 e 39 a 41.
2. Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal – Lei nº 9.784, de 29/01/1999.
3. Licitações e contratos na Administração Pública – Lei nº 8.666, de 21/06/1993.

LEGISLAÇÃO : 1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União – Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações:
provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e
vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo
disciplinar;
2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – Lei 11.091 de 12/01/2005.
3. Ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal – Decreto nº 1.171, de 22/06/1994.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-star” title=”DIFERENCIAIS” tab_id=”diferenciais” add_icon=”true”][vc_column_text]A Apostila Unipampa – Comum a todos os Cargos de Nível Superior foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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