Apostila SESA PR – Inspetor de Saneamento – Edição 2016

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Adquira já a nova Apostila Apostila SESA PR – Inspetor de Saneamento.

Material indispensável para o aqueles que almejam a se preparar para o próximo Concurso da SESA PR – Secretaria de Estado da Saúde, organizado pela IBFC.

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Apostila elaborada para a prova da SESA PR 2016, com foco ao cargo de Inspetor de Saneamento.

A Apostila SESA PR 2016, foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Julho de 2016 contendo 448 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) ou digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

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[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tour active_section=”1″][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-rocket” n_fontawesome=”fa fa-rocket” title=”OBJETIVO” tab_id=”concurso” add_icon=”true”]

Concurso SESA PR 2016

Cargo : INSPETOR DE SANEAMENTO
Inscrições:  de 04/08/2016 a 01/09/2016
Salário: R$ 1.826,09 Provas :  25/09/2016
Nível: Médio
Vagas : 14
Organizadora: IBFC/ EDITAL: Acessar Taxa de Inscrição: R$ 70,00

Aberto concurso público para Secretaria de Estado da Saúde – SESA/PR, para o cargo de Inspetor de Saneamento.

São 14 vagas, com remuneração de R$ 1.826,09 e carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da IBFC, www.ibfc.org.br, no período de 04 de agosto de 2016 a 01 de setembro de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 25 de setembro de 2016.

[/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text]O Conteúdo da Apostila SESA PR – Inspetor de Saneamento Contempla :

– Língua Portuguesa
– Raciocínio Lógico e Matemático
Conhecimentos Gerais
– Legislação Aplicada ao SUS
– Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
– Ética e Cidadania
– Noções de Informática
Conhecimentos Específicos

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]Conteúdo programático completo da Apostila SESA PR – Inspetor de Saneamento.

LÍNGUA PORTUGUESA1. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de estilo. 2. Conhecimentos linguísticos: 2.1. Ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; 2.2. Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. 2.3. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação. 2.4. Níveis de linguagem.

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO1. Resolução de problemas envolvendo operações com números inteiros, decimais, frações, conjuntos, porcentagens,juros, sequências (com números e de palavras). 2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. 3. Regra de três simples.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Legislação Aplicada ao SUS:1.1. Evolução histórica da organização dos sistemas de saúde no Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS) –princípios, diretrizes e arcabouço legal. 1.2. Controle social no SUS. 1.3. Constituição Federal, artigos de 196 a 200. 1.4. Lei Orgânica da Saúde -Lei no 8.080/1990. 1.5. Lei Federal 8.142/1990. 1.6. Lei complementar 141/2012. 1.7. Decreto Federal 7.508/2011. 1.8. Legislação Estadual: Código Sanitário do Estado Lei n. º 13.331/2001.

2. Estatuto da Criança e do Adolescente –ECA:Livro I, Título II, Capítulo I; Livro II, Títulos I, II, III e IV. 3. Ética e Cidadania: direitos e deveres do agente público: ética da responsabilidade e da humanidade.

4. Noções de Informática: 4.1. Conceitos básicos de tecnologia de informação; sistemas de informações; noção de hardware e software; componentes principais de um computador; Conceitos e utilização de equipamentos e aplicativos: 4.2. Processamento de texto: seleção, edição e alteração de textos; modos de exibição; salvamento e abertura de arquivos; criação de novo documento; auto salvamento; formatação de parágrafos; tabulações; bordas e sombreamento; criação e manipulação de tabelas; inserção e configuração de cabeçalhos e rodapés; verificação ortográfica; utilização do dicionário de sinônimos; trabalhos com colunas, molduras e figuras em molduras. 4.3. Processamento de planilhas eletrônicas; manipulação de células e planilhas; trabalhando com fórmulas e funções; formatação, gráficos, classificação e ordenação. 4.4. Apresentações; criação a alteração da aparência de slides, aplicando efeitos, slide mestre, objetos de dese diagramas e organogramas. 4.5. Noções fundamentais de Sistemas Operacionais; barras de menus; barra de rolagem; criação e utilização de atalhos; execução de trabalhos com janelas; papel de parede; Conceitos e utilização de ferramentas e procedimentos de internet e intranet: características gerais; noções de recursos de pesquisa e informação; recursos de navegação; páginas na Web, conexão, principais navegadores da Internet. 4.6. Correio eletrônico: recursos de e-mail (envio e recebimento), endereço eletrônico, anexar arquivos; Conceitos de organização e de gerenciamento de informações; arquivos (texto e imagens); pastas/diretórios e programas; criação e alteração de nomes de pastas e arquivos; abertura de arquivos; exclusão emovimentação de arquivos ou pastas. 4.7. Conceitos básicos de Redes de Computadores. Componentes básicos de uma rede de computadores; Topologia física de redes. 4.8. Segurança da Informação; cópias de segurança (backup); Processamento de documentos eletrônicos. 4.9. Conceitose técnicas de digitalização de documentos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS : INSPETOR DE SANEAMENTO1. Princípios  Básicos  gerais  de  Biossegurança  no  trabalho  e  uso  de  equipamento  de proteção individual (EPI). 2. Vigilância em Saúde: epidemiológica, sanitária e ambiental. 3. Sistema de informação em saúde. 4. Demografia e indicadores de Saúde. 5. Relações humanascom usuários e no trabalho. 6. O trabalho em equipe. 7. Saúde, Ambiente e Sociedade. 8. Noções gerais sobre saneamento básico. 9. Combate à poluição. 10. Saúde Pública: atividades inerentes à defesa da saúdee higiene da população. 11. Noções de combateavetores. 12. Visita domiciliar. 13. Visita em estabelecimentos em geral que produzam  bens,  mercadorias  ou  serviços  para  o  consumo. 14. Controlede  qualidade quanto à saúde e higiene.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-star” title=”DIFERENCIAIS” tab_id=”diferenciais” add_icon=”true”][vc_column_text]A Apostila SESA PR – Inspetor de Saneamento foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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REQUISITOS PARA INGRESSO : Ensino médio.

ATRIBUIÇÕES do INSPETOR DE SANEAMENTO Participar  da  elaboração,  execução  e  fiscalização  de  planos  e  programas  de  higiene  e saneamento. Orientar e supervisionar a equipe que procede a fiscalização de condições de higiene  e  saneamento  em  estabelecimentos  públicos,  comerciais,  industriais  e  em residências, transmitindo determinações legais e procedimentos a serem adotados conforme irregularidades  detectadas.  Propor  solução  de  problemas  levantados  pela  equipe  de fiscalização de higiene e saneamento, determinando as medidas legais a serem tomadas e acompanhando a execução do trabalho, se necessário. Elaborar relatórios de atividades desenvolvidas, autos de infração, multas, autos de apreensão de alvarás, concessão de alvarás e outros. Participar na elaboração e execução de programas de treinamento teóricos e práticos a serem ministrados à equipe de fiscalização. Participar e/ou ministrar programas de treinamento. Operar sistemas, equipamentos e aplicativos de Informática. Trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene, e preservação ambiental.

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Informação adicional

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