Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil – Edição 2016

Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil – Edição 2016

Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil
Editora :
Opção| Edição : Outubro de 2016
Páginas :270| Disponibilidade : Pronta entrega

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Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil.

Material indispensável para o aqueles que almejam a se preparar para o próximo Concurso da SEMED-São Luis 2016 , organizado pela Cespe/Unb

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Apostila elaborada para a prova da SEMED 2016, com foco ao cargo de Professor de Educação Infantil

A Apostila SEMED de São Luis foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de outubro de 2016 contendo 270 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) ou digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

No Mercado Concursos você pode comprar a Apostila SEMED-São Luis,  com total segurança e comodidade, através de cartões de crédito (a vista ou parcelado sem jurosou boleto bancário (a vista), oferecemos os melhores e mais seguros meios de pagamentos da internet como PagSeguro do UOL, Mercado Pago, Bcash, e Moip.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tour active_section=”1″ title=””][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-rocket” n_fontawesome=”fa fa-rocket” title=”OBJETIVO” tab_id=”concurso” add_icon=”true”][vc_column_text]

Concurso SEMED São Luís 2016

Cargo :PROFESSOR – EDUCAÇÃO INFANTIL Inscrições:  de 07/10/2016 a 28/10/2016
Salário: R$ 2.661,29 Provas :15/01/2017
Nível : Superior
Vagas : 160
Organizadora: Cespe/Unb Taxa de Inscrição: R$ 80,00

Aberto concurso público para Prefeitura Municipal de São Luís/MA e Secretaria Municipal de Educação – SEMED, para o cargo de Professor – Educação Infantil.

São 160 vagas, com remuneração de R$ 2.661,29 e carga horária de 24 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Cespe/UnB, www.cespe.unb.br, no período de 7 de outubro de 2016 a 28 de outubro de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 15 de janeiro de 2017.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text] O Conteúdo da Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil Contempla :

Conhecimentos Básicos
– Língua Portuguesa
– Atualidades
– Conhecimentos Pedagógicos
Conhecimentos Específicos

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]Conteúdo programático completo da Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil

Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e
repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos
verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras.
5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre
orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
5.5 Concordância verbal e nominal.
5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de
trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de
diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Atualidades
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia,
sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável
e ecologia, suas inter‐relações e suas vinculações históricas.
Questões

Conhecimentos Pedagógicos
I DIDÁTICA: 1 Didática Geral.
2 Planejamento da ação didática.
3 A distinção entre planejamento e plano. 4 A função do planejamento das atividades didáticas.
5 Sequência didática.
6 A formulação de objetivos educacionais.
7 O compromisso social e ético dos professores.
8 A interação professor‐aluno. 9 O valor pedagógico da relação professor‐aluno.
10 A importância do diálogo na relação pedagógica.
11 Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva.
II PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: 1 Teoria da aprendizagem.
2 Princípios básicos do behavorismo e suas implicações educacionais.
3 Psicologia da Gestalt e suas implicações na aprendizagem.
4 Epistemologia genética de Jean Piaget. 5 Perspectiva sócio interacionista de Vigotsky.
6 A teoria da complexidade de Edgar Morin7 O fracasso escolar: abordagens atuais.
III AVALIAÇÃO: 1 Avaliação do processo ensino‐aprendizagem.
1.1 Concepções de avaliação. 1.2 Funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. 1.3 Técnicas e
instrumentos de avaliação. 1.4 Usos dos resultados da avaliação da aprendizagem no planejamento do
ensino.
2 Avaliação do sistema educacional.
3 Avaliação institucional.

Conhecimentos Didáticos
1 O processo de ensino‐aprendizagem. 1.1 Relação professor/aluno. 1.2 Bases psicológicas da aprendizagem.
1.3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e
técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 1.4 Metodologia de projetos: um caminho entre a
teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 1.5 Análise de dificuldades,
problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. 1.6 Educação
continuada dos profissionais da escola.
2 Tendências pedagógicas.
3 Planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica.
4 Orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
5 A relação professor/aluno/conhecimento.
6 A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.
7 Saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva

Conhecimentos Específicos
1 Fundamentos da educação. 1.1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e
pedagógica. 1.2 Bases legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei nº 9.394/1996),
Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil (Resolução CNE/CEB nº 5/2009). 1.3
Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas.
2 Organização do trabalho na escola pública: articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na
construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.
3 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 3.1 Função sociocultural da
escola. 3.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 3.3 Processo de
planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 3.4 Projeto político‐pedagógico da escola:
concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político‐
pedagógico. 3.5 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação.
4 Currículo e construção do conhecimento.
5 Processo de ensino‐aprendizagem. 5.1 Relação professor/aluno. 5.2 Bases psicológicas e sociológicas da
aprendizagem. 5.3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de
ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação na Educação Infantil. 5.4 Metodologia de
projetos: um caminho entre a teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 5.5
Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade
concreta. 5.6 Educação continuada dos profissionais da escola.
6 Modalidades organizativas dos conteúdos (sequências didáticas, atividades permanentes, projetos
didáticos)
7 Literatura Infantil. 7.1 Leitura na escola. 7.2 Leitura literária na educação infantil. 7.3 Desenvolvimento da
competência leitora na educação infantil.
8 A brincadeira como eixo norteador do currículo de educação infantil.
Questões

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-star” title=”DIFERENCIAIS” tab_id=”diferenciais” add_icon=”true”][vc_column_text]A Apostila SEMED São Luis – Professor de Educação Infantil foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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