Apostila Prefeitura de Uberlândia MG – Professor II – Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano – Edição 2016

Apostila Prefeitura de Uberlândia MG – Professor II – Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano – Edição 2016

Editora : Nova| Edição : Agosto de 2016
Páginas : 720 / 2 Volumes |Disponibilidade : Pronta Enrega

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Adquira já a Nova Apostila Prefeitura de Uberlândia MG – Professor II – Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano.

Material indispensável para o aqueles que almejam a se preparar para o próximo concurso da Prefeitura de Uberlândia MG 2016, organizado pela IVIN.

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Apostila elaborada para a prova da Prefeitura de Uberlândia 2016, com foco ao cargo de Professor II – Docente/Educação Infantil.

A Apostila Prefeitura de Uberlândia foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Agosto de 2016 contendo 720 páginas divididas em duas apostilas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) ou digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook).

No Mercado Concursos você pode comprar a Apostila da Prefeitura de Uberlândia com total segurança e comodidade, através de cartões de crédito (a vista ou parcelado sem jurosou boleto bancário (a vista), oferecemos os melhores e mais seguros meios de pagamentos da internet como PagSeguro do UOL, Mercado Pago, Bcash, e Moip.

[vc_row][vc_column][vc_tta_tour active_section=”1″ title=””][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-rocket” n_fontawesome=”fa fa-rocket” title=”OBJETIVO” tab_id=”concurso” add_icon=”true”]

Concurso Prefeitura de Uberlândia MG 2016

Cargo : Professor II – Docente/Educação Infantil Inscrições: de 14/10/2016 a 06/11/2016
Salário:R$ 1.909,35 Provas : 04/12/2016
Nível: Superior Vagas : 65+ CR
Organizadora : IVIN Taxa de Inscrição: R$40,00

Aberto concurso público para Prefeitura Municipal de Uberlândia / MG, para o cargo de Professor II – Docente/Educação Infantil.

São 65 vagas + formação de cadastro reserva, com remuneração e  de R$ 1.909,35 e carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 14 de outubro de 2016 a 06 de novembro de 2016, no endereço eletrônico da IVIN, ivin.com.br, ou no posto presencial Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, 5 – Bairro Santa Maria – Uberlândia/MG, das 9h às 17h, somente nos dias úteis.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 03 e 04 de dezembro de 2016.

[/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text]O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Uberlândia – Professor II – Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano Contempla :

Volume I:

– Língua Portuguesa; Informática e Raciocínio Lógico; Informática Básica;

Volume II:

– Fundamentos da Educação; Conhecimentos Específicos.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Uberlândia – Professor II – Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano.

LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Reconhecimento de traços característicos da linguagem falada e da linguagem escrita. Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual de vocábulos. Processos de coesão textual. Elementos de coesão textual: artigos, numerais, pronomes, conjunções, expressões sinônimas e antônimas. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância Nominal e Verbal. Discurso Direto e Indireto. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Crase. Acentuação Gráfica. Conotação e Denotação; Morfologia e Sintaxe.

MATEMÁTICA (RACIOCÍNIO LÓGICO) Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Problemas com Sistemas de medidas: medidas de tempo; sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

INFORMÁTICA BÁSICA Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador. Browsers Internet Explorer, Firefox e Chrome. Ferramentas e aplicações de informática. Ambiente Windows. Linux. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup). Microsoft Office. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e Intranet. Segurança Virtual. Malwares. Antivírus. Firewall.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A lei 9394/96 e seus avanços durante a sua primeira década de promulgação. Políticas e formação e valorização do magistério. Avaliação crítica das políticas públicas no que se refere à Educação Básica. Princípios orientadores, finalidades e objetivos do Ensino Fundamental: séries iniciais e finais. Produção, formas e estratégias de avaliação. Direitos Humanos e cidadania. Educação inclusiva. As teorias pedagógicas no Brasil e suas implicações na educação básica: a pedagogia liberal; o tecnicismo; os crítico-reprodutivistas; a educação progressista. Precarização do trabalho docente e do ambiente escolar. Educação popular, movimentos sociais e minorias sociais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOCENTE/EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º AO 5º ANO Lei Federal 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações posteriores. Lei Municipal 11.444/2013 – Rede Municipal Pelo Direito de Ensinar e de Aprender. Lei 040/92 – Estatuto do Servidor Municipal de Uberlândia. Lei Municipal 11.967/2014 – Plano de Cargos e Carreira da Educação. Parecer CNE/CBE 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Resolução CNE/CBE 5/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, 2009. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 12.288/2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Lei 10.639/2003. Lei 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Lei 11.769/2008. A função social da escola pública. A relação educação-sociedade e a escola em seu contexto social. A qualidade do processo de ensino e aprendizagem referenciada socialmente. O processo de ensino e aprendizagem na perspectiva histórico cultural. Desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky. A prática pedagógica do professor no cotidiano escolar. Organização do trabalho pedagógico – currículo, planejamento e avaliação mediadora. Pedagogia de projetos. Concepção de infância na perspectiva histórico-cultural. As múltiplas linguagens na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O cuidar e educar na educação infantil. A importância da literatura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A organização do tempo e do espaço na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O brincar e sua relação com o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Brinquedos e brincadeiras. Relação afetiva criança/adulto. Integração família e escola. O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Tendências pedagógicas na educação. Projeto Político Pedagógico. Educação Inclusiva. Conhecimentos dos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, Ensino Religioso e Literatura. A importância da formação contínua para a prática pedagógica.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-star” title=”DIFERENCIAIS” tab_id=”diferenciais” add_icon=”true”][vc_column_text]A Apostila Prefeitura de Uberlândia – Professor II – Docente/Educação Infantil e 1º ao 5º ano foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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