Apostila Prefeitura de Guarulhos – SP – 2016 – Professor de Educação Básica – Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano

Apostila Prefeitura de Guarulhos – SP – 2016 – Professor de Educação Básica – Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano

Apostila Prefeitura de Guarulhos – PEB
Editora
: Nova| Edição : Julho de 2016

Páginas :464|Disponibilidade :Pronta Entrega

R$54,90

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Descrição

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Prepare-se com a nova Apostila Prefeitura de Guarulhos – SP – 2016 – Professor de Educação Básica – Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano.

Material indispensável para o aqueles que almejam a se preparar para o próximo Concurso da Prefeitura de Guarulhos / SP, organizado pela Vunesp.

concurso-professor-guarulhosAntecipe seus estudos Prepare-se com o Melhor conteúdo !
Apostila elaborada para a prova da Prefeitura de Guarulhoscom foco ao cargo de Professor de Educação Básica.

A Apostila Prefeitura de Guarulhos foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Julho de 2016 contendo 464 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) ou digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

No Mercado Concursos você pode comprar a Apostilada Prefeitura de Guarulhos, com total segurança e comodidade, através de cartões de crédito (a vista ou parcelado sem jurosou boleto bancário (a vista), oferecemos os melhores e mais seguros meios de pagamentos da internet como PagSeguro do UOL, Mercado Pago, Bcash, e Moip.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tour active_section=”1″ title=””][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-rocket” n_fontawesome=”fa fa-rocket” title=”OBJETIVO” tab_id=”concurso” add_icon=”true”][vc_column_text]

Concurso Prefeitura de Guarulhos / SP 2016

Cargo : PEB – Fundamental de 1º ao 5º Ano
Inscrições: 01/08 a 02/09/2016
Salário: R$ 2.328,78 Provas : 16/10/2016
Nível : Superior
Vagas : 10
Organizadora: Vunesp Taxa de Inscrição: R$ 64,70

Aberto concurso público para Prefeitura Municipal de Guarulhos para o cargo de Professor de Educação Básica – Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano .

São 10 vagas, com remuneração de R$ 2.328,78 e carga horária de 06 horas diárias. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Vunesp www.vunesp.com.br, no período 01/08 a 02/09/2016. A taxa de inscrição é de R$ 64,70.

A prova está prevista para ser realizada no dia 16 de outubro de 2016.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text]O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Guarulhos – SP – Professor de Educação Básica Contempla :

  • CONHECIMENTOS GERAIS
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Atualidades
  • CONHECIMENTOS ESPECIFÍCOS
  • Conhecimentos Pedagógicos & Legislação

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Guarulhos – SP – Professor de Educação Básica.

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

MATEMÁTICA: Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

ATUALIDADES: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1osemestre de 2016divulgados na mídia local e/ou nacional.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO Para o cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

TEMÁRIO:A educação enquanto processo de humanização; A educação baseada na ética, estética, solidariedade e respeito ao bem comum; A educação em direitos humanos; Educação Inclusiva; Prevenção e enfrentamento da violência;Aprendizagem e desenvolvimento: afetividade, construção do conhecimento, zona de desenvolvimento proximal; A ludicidade enquanto dimensão humana; Avaliação: o papel do erro, a relação entre a avaliação e o fracasso escolar, os registros do educando e do educador no acompanhamento dos processos de aprendizagem e desenvolvimento; A concepção de ciclos e a reorganização dos tempos e espaços escolares; A educação e os tempos de vida: Concepção de infância(s); Educação de Jovens e Adultos: identidade, trajetória, cultura e singularidades; Metodologias: pedagogia participativana infância, juventude e vida adulta; trabalho coletivo, foco nos educandos (sujeitos); tecnologias e mediação pedagógica; projetos como modalidade organizativa do trabalho pedagógico:cotidiano e contextos; reflexão sobre a prática; A relação entre família/comunidade e escola na contemporaneidade; Currículo –educação integral; alfabetização, interdisciplinaridade, protagonismo e autoria; emancipação humana; o educando e as múltiplas linguagens –o direito às artes e à expressão; sexualidade; relações de gênero na educação escolar; ciências e cotidiano; leitura, escrita e oralidade no processo de alfabetização e letramento; a matemática e a construção do pensamento matemático pela problematização de situações do cotidiano e resolução de problemas matemáticos; a educação e a cultura corporal de movimento; o educando e as artes; Sustentabilidade e educação.

LEGISLAÇÃO:Legislação FederalBRASIL.Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica –MEC/SEB: Brasília, 2013.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988–Artigo 5o, Artigos 37 ao 41, 205 a 214 e 227 ao 229;Lei Federal no8.069, de 13/07/90–Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Artigos 1oao 6o, 15 ao 18-B, 53 ao 59 e 136 ao 137.Lei Federal no. 9.394, de 20/12/96–Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;Lei Federal no10.436, de 24/04/02–Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -Libras e dá outras providências;Lei Federal no11.645, de 10/03/08–Altera a Lei no9.394, de 20/12/96, modificada pela Lei no10.639, de 09/01/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”;Lei Federal no13.005, DE 25/06/14–Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências;Lei Federal no13.257, de 08/03/2016 –Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); o Decreto-Lei no3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal); a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no5.452, de 1ode maio de 1943; a Lei no11.770, de 9 de setembro de 2008; e a Lei no12.662, de 5 de junho de 2012”. –Artigos 1oao 18 e Artigos 25 ao 36.

Legislação Municipala)Legislação:Decreto no23.798, de 15/05/06 –Dispõe sobre instituição do “Conselho Escolar”;Decreto no33.349 de 01/04/2016–Dispõe sobre a organização da Educação Básica, no que tange a sua competência: Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (anos inicias) nas escolas da Prefeiturade Guarulhos, e dá outras providências; Lei no6.058, de 04/03/05–Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da carreira e remuneração do Magistério Público doMunicípio de Guarulhos, alterada pelas Leis no6.122/2006, no6.338/2007, no6.711/2010 e no6.839/2011;Portaria no080/2013 SE,DE 27/09/13–Dispõe sobre Acompanhamento da frequência escolar dos educandos matriculados na rede municipal de ensino;Portaria no095/2014 SE, DE 17/12/14–Dispõe sobre Regulamentação da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos (revogada a Portaria 104/13).

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-star” title=”DIFERENCIAIS” tab_id=”diferenciais” add_icon=”true”][vc_column_text]A Apostila Professor de Educação Básica de Guarulhos foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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Requisitos para ingresso :  : Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe Profissional. 2.1.2

professor-de-educa-basica-guarulhosSão Atribuições do PROFESSOR (A) DE EDUCAÇÃO BÁSICA ; Promover aprendizagens significativas, que favoreçam a inclusão dos educandos no mundo da cultura, da ciência, da arte e do trabalho; Desenvolver o trabalho considerando a pluralidade sócio-cultural, respeitando a diversidade dos educandos, tendo em vista o desenvolvimento de valores, atitudes, do sentido de justiça, de solidariedade e ética,   essenciais   ao   convívio   social;   Participar   das   reuniões   pedagógico-administrativas   e   de   atividades relacionadas ao Projeto Pedagógico da Escola; Planejar, elaborar, desenvolver, avaliar e responsabilizar-se pelas atividades  pedagógicas  em  conjunto  com  o  coletivo  da  escola,  embasando-senas  diretrizes  da  Secretaria Municipal  de  Educação;  Discutir  coletivamente  a  organização  e  utilização  dos  espaços,  dos  equipamentos,  dos materiais pedagógicos e recursos disponíveis na escola e comunidade;Propor e desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas e/ou encaminhamentos, quando necessário para os educandos  que  necessitem  de  maior  atenção  em  relação  aos  aspectos  específicos  do  desenvolvimento  e  da aprendizagem; Manter diálogo frequente com os pais dos educandos ou seus responsáveis, informando-os sobre o  processo  de  desenvolvimento  e  aprendizagem,  e  obtendo  deles  dados  que  possam  facilitar  o  processo educativo;Elaborar,  desenvolver,  acompanhar  e  avaliar  coletivamente  os  projetos  desenvolvidos  pela/na  escola  e  seus resultados  no  processo  de  desenvolvimento  e  aprendizagem  dos  educandos;  Participar  dos  diversos  espaços formativos  que  contribuam  para  sua  prática  pedagógica;  Participar  da  elaboração  do  Calendário  Escolar, respeitando a carga horária anual, conforme legislação vigente; Articular a integração escola-família-comunidade, de modo a favorecer ações conjuntas; Manter atualizados os Diários de Classe e demais registros que revelem o processo  de  desenvolvimento  e  aprendizagem  dos  educandos;  Prestar  atendimento  aos  educandos  quando enfermos  ou  acidentados  e,  se  necessário,  acompanhá-los  à  residência  ou  para  eventual  assistência  médica, mediante autorização de seu superior; Comunicar aos gestores da escola casos de doenças infecto-contagiosas entre  os  educandos  e/ou  comunidade  escolar;  Acompanhar,  coordenar  e  orientar  os  momentos  de  merenda escolar,  bem  como  auxiliar  os  educandos  com  dificuldades  motoras  na  alimentação  e  higiene,  com  vistas  ao desenvolvimento  de  sua  autonomia;  Estar  atento  e  responsabilizar-se  pelos  educandos  durante  o  período  de atividades escolares; Realizar avaliação pedagógica dos alunos com deficiência, visando sua inserção na classe (regular ou especial) mais adequada ao seu desenvolvimento global; Favorecer a inclusão social dos educandos com necessidades educativas especiais, orientar e acompanhar os educandos na entrada e saída do período, na organização  e  cuidados  com  seus  pertences  pessoais;  Participar  de  comissões,  grupos  de  trabalho  ou  de estudos,  quando  designado  por  seu  superior  hierárquico;  Obedecer  às  normas  de  segurança  Executar  outras atividades afins à sua Unidade Funcional, a partir das necessidades e demandas da área e de conformidade com as orientações dadas pela sua chefia imediata; Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado  e necessário  ao  exercício  das  demais  atividades;  Manter  organizados,  limpos  e  conservados  os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho sob sua responsabilidade..

[/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-user” title=”SOBRE A INSTITUIÇÃO” tab_id=”sobre-a-instituicao” add_icon=”true”][vc_column_text]

Conhecendo Guarulhos:

Guarulhos

Guarulhos é um dos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo, região economicamente mais importante do Brasil. É a segunda cidade com maior população do Estado de São Paulo e a 12ª mais populosa do Brasil.

Graças a diversos fatores como forma de ocupação, políticas públicas e localização, Guarulhos se tornou um centro estratégico de distribuição e logística. Localizada na confluência de estradas que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro, abriga também o maior aeroporto da América Latina, no qual está o maior terminal de cargas do país.

Esta é a missão da  Administração: fazer de Guarulhos um lugar cada vez melhor para se viver e o mais importante polo de investimento e desenvolvimento da região. Este site é mais um dos vários instrumentos para alcançar este objetivo, facilitando o acesso à informação e propiciando a conquista de um patamar de cidadania sólido, construtivo e duradouro.Hoje, Guarulhos é a 8ª cidade mais rica do Brasil, com uma produção que representa mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). A cidade recebeu, nas últimas décadas, diversos grupos populacionais que chegaram em busca de oportunidades de emprego e moradia. A ocupação errática levou à construção de um ambiente marcado por fortes demandas. Resolver as questões sociais exige vontade política, instrumentos democráticos e participação popular.

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Informação adicional

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CIDADE