Apostila Prefeitura de Campinas – Professor de História

Apostila Prefeitura de Campinas – Professor de História

Editora : Opção
Edição : Março de 2016
Páginas :
Disponibilidade : Pré Venda Envios a partir de 07/04


Este Preparatório Inclui :
– Uma Apostila Prefeitura de Campinas – Professor de História
– Um Cd Rom de Brinde com testes (Conteúdo disponível também na Versão Digital).

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Este material foi elaborado pela equipe de professores da editora Opção
edição totalmente revista e atualizada em Março de 2016 contendo __ páginas sendo disponibilizado na versão impressa e digital PDF download.

Este Preparatório Inclui :
– Uma Apostila + um Cd Rom de Brinde com testes (Conteúdo disponível também na na compra da Versão Digital).
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Concurso Prefeitura Municipal de Campinas / SP

Cargo : Professor Adjunto II – História
Inscrições: de 23/03/2016 a 25/04/2016
Salário: de R$ 2.447,04 à R$ 4.894,16 Provas :  22/05/2016
Nível :  Superior
Vagas :8
Organizadora :  Fundação Carlos Chagas Taxa de Inscrição: R$ 82,00

Adquira já a sua apostila para concurso público Prefeitura Municipal de Campinas, para o cargo de Professor Adjunto II – História. São 08 vagas, com remuneração de R$ 2.447,04 a R$ 4.894,16 e carga horária de 20 a 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas,www.concursosfcc.com.br, no período de 23 de março de 2016 a 25 de abril de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 82,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 22 de maio de 2016.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text] O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Campinas – Professor de História Contempla :

Conhecimentos Gerais
– Língua Portuguesa
– Conhecimentos Pedagógicos / Atualidades
Conhecimentos Específicos

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]

Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Campinas – Professor de História

CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa
Interpretação  de  texto.   Ortografia  oficial.   Acentuação  gráfica.   Pontuação.   Classes  de  palavras:  substantivo,
adjetivo,  numeral,  pronome,  verbo,  advérbio,  preposição  e  conjunção:  emprego  e  sentido  que  imprimem  às
relações  que  estabelecem.   Vozes  verbais:  ativa  e  passiva.   Colocação  pronominal.   Concordância  verbal e
nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das
palavras.

Conhecimentos Pedagógicos / Atualidades
Fundamentos  da  Educação:  Psicológicos,  Sociológicos,  Filosóficos  e  Antropológicos.  História  da  Educação
Brasileira:  Escola,  Estado  e  Sociedade.  Política  Educacional;  Estrutura  e  Organização  da  Educação  Básica.
Gestão  Escolar  Democrática:  projeto  pedagógico;  avaliação  institucional;  avaliação  do  processo  de  ensino  e
aprendizagem. Currículo:  Currículo e ciclos do desenvolvimento humano; Currículo e os direitos dos educandos e
dos  educadores;  Currículo,  conhecimento  e  cultura;  Currículo  e  avaliação;  Currículo  e  Projeto  Pedagógico;
Currículo  e  Práticas  Pedagógicas.  Legislação  Educacional  Federal:   Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação
Nacional e suas alterações (Lei n° 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica;Estatuto
da  Criança  e  do  Adolescente  (Lei  n°  8069/90).  Legislação  Educacional  Municipal:  Lei  Municipal  nº  11.689  de
06/03/03  e  Decreto  Municipal  nº14.524,  de  14/11/03, que  dispõem  sobre  o  repasse  de  recursos  financeiros  às unidades educacionais públicas municipais – Conta Escola; Lei Municipal nº 6.662 de 10/10/91, que dispõe sobre a
criação do Conselho de Escola nas unidades educacionais. Atualidades: matérias relacionadas a fatos políticos,
econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculadas nos últimos 12 (doze) meses anterioresà data
de realização da prova, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Perspectivas  do  ensino  da  História:  Saber  histórico escolar.  Seleção  e  organização  de  conteúdos  históricos:
metodologia  do  ensino  de  História;  trabalho  com  documentos  e  diferentes  linguagens  no  ensino  de  História.
História  oral,  memória  e  sociedade.  Preservação  da  memória  nacional  e  dos  grupos  sociais.  Relações  entre  a
História do Brasil e do Mundo. Abordagem e discussão de questões e temáticas envolvendo etnias, identidades e
cidadania.  História  Geral:   Antiguidade  greco-romana:  seu  legado  no  mundo  ocidental.  Feudalismo  e  poder  da
Igreja  católica  na  Idade  Média.  Renascimento  cultural.  As  sociedades  ameríndias,  conquista  e  colonização  das
Américas. Revolução Francesa. Revolução industrial  e as transformações nas relações de trabalho. Movimentos
de  independências  nas  Américas  e  na  África.  Nacionalismos,  imperialismo  e  neocolonialismo.  Ideologias  e
práticas  revolucionarias.   Organizações  proletárias,  movimentos  sociais  e  lutas  pelas  conquistas  de  direitos.
Regimes  autoritários  do  mundo  contemporâneo  e  movimentos  de  resistência.  Guerra  Fria  e  a  nova  ordem
mundial.  História  do  Brasil:  O  sistema  colonial  e  as  sociedades  indígenas.  A  sociedade  escravista  e  suas
heranças. O Império brasileiro. A república oligárquica e a formação do Estado. A Era Vargas e o trabalhismo. O
modernismo  e  a  questão  da  identidade  nacional.  O  processo  de  modernização  capitalista  e  os  impasses  das
políticas  desenvolvimentistas.   O  regime  militar  brasileiro  e  a  transição  democrática.  Sociedade  brasileira
contemporânea:  movimentos  civis,  a  questão  dos  direitos  humanos  e  a  participação  política  do  cidadão.
Elementos  culturais  que  constituem  identidades;  rupturas  e  permanências  culturais.  Movimentos  sociais  e
movimentos culturais em prol da igualdade étnica e de gênero. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a
Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: um processo contínuo de reflexão e ação. Diretrizes Curriculares da
Educação  Básica  para  o  Ensino  Fundamental  e  Educação  de  Jovens  e  Adultos  –  Anos  Finais:  Um  processo
contínuo de reflexão e ação – Município de Campinas.

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Apostila Prefeitura de Campinas – Professor de História foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos! por isso o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

Estude o quanto antes e garanta logo sua vaga.

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Informação adicional

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