Apostila Prefeitura de Campina Verde / MG – Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância

Apostila Prefeitura de Campina Verde / MG – Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância

Editora : Decisão| Edição : Maio de 2016
Páginas :370|DisponibilidadePronta entrega

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Material indispensável para o aqueles almejam a se preparar para o próximo concurso da Prefeitura de Campina Verde do Estado de Minas Gerais.

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Apostila elaborada especificamente para a prova da Prefeitura de Campina Verde, direcionada ao cargo de Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância.

A Apostila Prefeitura de Campina Verde foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Maio de 2016 contendo 216 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) e digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

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Concurso Prefeitura de Campina Verde – MG

Cargo : Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância
Inscrições: 09/05/2016 A 10/06/2016
Salário: R$ 1.438,33 1 Provas : 26/06/2016
Nível : NÍVEL ALFABETIZADO 
Vagas : 08
Organizadora: CONSESP : Acessar Taxa de Inscrição: R$100,00

Adquira  já a sua apostila para o concurso público da Prefeitura de Campina Verde, para o cargo de Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância . São 8  vagas, com remuneração de R$ 1.438,33 1  carga horária de 30 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

As inscrições devem ser realizadas no período de 9 de maio de 2016 a 10 de junho de 2016, pelo endereço eletronico http://www.consesp.com.br/ ou na sede da Prefeitura que fica na Rua 30, nº 296, Centro

A aplicação da prova objetiva está prevista para 12 de junho de 2016, também em Belo Horizonte.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text]O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Campina Verde / Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância Contempla :

– Língua Portuguesa
– Matemática
– Conhecimentos Educacionais
– Conhecimentos Específicos

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]

Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Campina Verde / MG – Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância.

Língua Portuguesa: FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos –
Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações
ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos
genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais
seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos
– Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição –
Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos
Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência –
Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS
DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação:
Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual.
ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.

Matemática: Radicais: operações – simplificação, propriedade – racionalização de denominadores; Equação de 2º
grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução –
problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1º grau
– função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem;
Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica –
operações; Expressões fracionárias – operações – simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos;
Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade;
Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta: seno, co-seno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica;
Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada;
Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

Conhecimentos Educacionais:
BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União,
Brasília, seção I, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras
providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05
out. 1988.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional
sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez
Editora, 2001.

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – PEI CRECHE PRÓ INFÂNCIA
Referências Bibliográficas:
ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Uma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artmed, 1991.
FERREIRA, Idalina Ladeira; CALDAS, Sarah P. Souza. Atividades na Pré-Escola. São Paulo: Editora Saraiva, 1982.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.
GARCIA, Regina Leite. Revisitando a Pré-escola. São Paulo: Cortez, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1995.
______. Avaliação na Pré-escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1998.
______. Jogos em Grupo na Educação Infantil. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da Linguagem Escrita. São Paulo: Ática, 1998.
LA TAILLE, Yves de. Piaget. Vygotsky. Wallon: teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? São Paulo: Editora Vozes, 1999.
PIAGET, Jean; Inhelder, B. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.
OYAFUSO, Akiko; MAIA, Eny. Plano Escolar: caminho para a autonomia. São Paulo: CTE – Cooperativa Técnica
Educacional, 1998.
SEBER, Maria da Glória. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.
SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de. Pré-Escola: Uma Nova Fronteira Educacional. São Paulo: Livraria Pioneira, 1986.
THIESSEN, Maria Lucia; BEAL, Ana Rosa. Pré Escola, tempo de educar. São Paulo: Ática, 1998.
VINHA. Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. vol. 1 a 3.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a
educação infantil – Volume 1. MEC/SEB, 2006.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a
educação infantil – Volume 2. MEC/SEB, 2006.

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A Apostila Prefeitura de Campina Verde / MG – Professor de Educação Infantil – Pré Escolar e Creche Pró Infância foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.
Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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Requisitos de Qualificação para Ingresso: Curso Normal Superior; Curso de Pedagogia para Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Curso Normal Nível Médio com Diploma Registrado
educacaoAtribuições ao cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – PEI CRECHE PRÓ INFÂNCIA Participar da elaboração, execução, controle e avaliação do projeto pedagógico e do planejamento institucional da escola; Desenvolver atividades, sócio-recreativas e pedagógicas; Desenvolver os aspectos psicomotores das crianças, atendendo aos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil; Orientar a criança nas suas necessidades fisiológicas e no cuidado com a higiene pessoal e coletiva; Monitorar as atividades de sala e extraclasse; Acompanhar e orientar as crianças no refeitório e escovação de dente; Permanecer em sala de aula durante o repouso das crianças; Acompanhar as crianças em tratamento odontológico e na prestação de primeiros socorros, sempre que necessário; Participar de cursos, atividades e programas de formação profissionais oferecidos ou recomendados pela secretaria municipal de educação; Preparar e participar de apresentação artística das crianças em eventos; Executar outras tarefas correlatas a critério do superior imediato

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