Apostila Concurso Prefeitura de Venda Nova do Imigrante – ES – Professor PA – Cod n2810

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Antecipe seus estudos com a nova Apostila Concurso Venda Nova do Imigrante – Professor PA.

Material indispensável para o aqueles que almejam a se preparar para o próximo Concurso da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante – MG, organizado pela Consulplan

modelo1Antecipe seus estudos Prepare-se com o Melhor conteúdo !
Apostila elaborada para a prova da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, com foco ao cargo de Professor PA.

A Apostila Concurso Venda Nova do Imigrante 2016 foi totalmente revista e atualizada conforme o edital do Junho de 2016 contendo 560 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) e digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

No Mercado Concursos você pode comprar a Apostila Concurso Venda Nova do Imigrante, com total segurança e comodidade, através de cartões de crédito (a vista ou parcelado sem jurosou boleto bancário (a vista), oferecemos os melhores e mais seguros meios de pagamentos da internet como PagSeguro do UOL, Mercado Pago, Bcash, e Moip.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tour active_section=”1″ title=””][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-rocket” n_fontawesome=”fa fa-rocket” title=”OBJETIVO” tab_id=”concurso” add_icon=”true”][vc_column_text]

Concurso Venda Nova do Imigrante 2016

Cargo : PROFESSOR PA
Inscrições: 27/06 a 04/08/2016
Salário: R$15,51 h/a Provas : 11/09/2016
Nível : Superior
Vagas : 35 + CR
Organizadora: consulplan / EDITAL: Acessar Taxa de Inscrição:  R$85,00

Aberto processo seletivo público simplificado para Município de Venda Nova do Imigrante, para o cargo de Professor PA

São 35 vagas + cadastro reserva com remuneração de R$15,51 h/a e carga horária de 25 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio superior.

As inscrições devem ser realizadas no site www.consulplan.net, a partir das 14h do dia 27 de junho de 2016, até o dia 4 de agosto de 2016.

. A taxa de inscrição é de R$85,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 11 de Setembro de 2016.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” title=”CONTEÚDO” tab_id=”materias” add_icon=”true”][vc_column_text]O Conteúdo da Apostila Concurso Venda Nova do Imigrante – Professor PA Contempla :

– Lingua Portuguesa
– Noções de Informática
– Conhecimentos Gerais
– Conhecimentos Didáticos Pedagógicos
– Conhecimentos Especificos

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-book” title=”PROGRAMAÇÃO COMPLETA” tab_id=”conteudo-programatico” add_icon=”true”][vc_column_text]Conteúdo programático completo da Apostila Concurso Venda Nova do Imigrante – Professor PA.

LÍNGUA PORTUGUESA :
Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia
textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância
verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA : Conhecimentos básicos de microcomputadores PC – Hardware. Noções de Sistemas Operacionais. MS-DOS. Noções de sistemas
de Windows. Noções do processador de texto MS-Word para Windows. Noções da planilha de cálculo MS-Excel. Noções básicas
de Banco de dados. Comunicação de dados. Conceitos Gerais de Equipamentos e Operacionalização. Conceitos básicos de
Internet.

CONHECIMENTOS GERAIS : Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia,
relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas a nível
municipal, regional, nacional e internacional.

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS : Fundamentos da Educação: conceitos e concepções pedagógicas. Educação: principais definições e conceitos, seus fins e papel
na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da Educação Brasileira. Legislação atual: as diretrizes
Curriculares Nacionais e suas implicações na prática pedagógica. Estatuto da Criança e do Adolescente. LDB Lei Federal nº
9.394/1996 e alterações posteriores, Referencial Curricular para Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Função
histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos), como espaço
para o exercício e a formação da cidadania, como espaço de difusão e construção do conhecimento. A educação em sua
dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da Educação e teorias educacionais contemporâneas. Multiculturalismo. As
concepções de aprendizagem/aluno/ensino/professor nessas abordagens teóricas. Teorias e práticas na educação. O currículo e
cultura, conteúdos curriculares e aprendizagem, projetos de trabalho e a interdisciplinaridade. A escola e o Projeto Político
Pedagógico. O espaço da sala de aula como ambiente interativo; a atuação do professor mediador; a atuação do aluno como
sujeito na construção do conhecimento. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Ética Profissional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS : PROFESSOR PA
Teoria e Prática da Educação. Conhecimentos Político-Pedagógicos: A organização da educação básica: LDB Lei Federal nº
9394/96 e suas alterações posteriores. Estatuto da Criança e do Adolescente. Proposta curricular CBC (Conteúdos Básicos
Curriculares) – Ciclo da Alfabetização e Ciclo Complementar. Parâmetros curriculares nacionais. Conhecimentos da Prática de
Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a
avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e
cultura; tendências pedagógicas na prática escolar. O Papel Social e Educacional da Didática. O Planejamento Escolar. A
Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os
objetivos de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino-aprendizagem. A construção do Projeto Político Pedagógico
da escola. O uso de metodologias voltadas para práticas inovadoras; O processo de avaliação do desempenho escolar como
instrumento de acompanhamento do trabalho do professor e dos avanços da aprendizagem do aluno; o reforço e a recuperação:
atendimento à diversidade de características, de necessidades e de ritmos dos alunos; Os ambientes, os materiais pedagógicos e
os recursos tecnológicos a serviço da aprendizagem; A relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento
de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis. Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes;
Trabalho em equipe e Comunicação. A organização da escola. Principais aspectos do comportamento organizacional Noções de redação técnica e tipos de documentos administrativos na escola. Noções de Higiene, limpeza e primeiros socorros. Ética
profissional.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-star” title=”DIFERENCIAIS” tab_id=”diferenciais” add_icon=”true”][vc_column_text]A Apostila Concurso Venda Nova do Imigrante – Professor PA foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

Não perca tempo, antecipe seus estudos compre agora a Apostila para concurso da Prefeitura de Nova Venda do Imigrante aqui no Mercado Concursos! Somos líderes de mercado na Distribuição de apostilas para concursos fornecemos materiais com  alto índice de aprovação de nossos consumidores[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-user” title=”REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES” tab_id=”requisitos-e-atribuicoes” add_icon=”true”][vc_column_text]

Requisitos para ingresso :  Curso de Nível Superior em Normal Superior ou Pedagogia com habilitação para lecionar em anos iniciais

Síntese das Atribuições do PROFESSOR PA : Quando em atividade docente: participar da elaboração do projeto pedagógico de sua Unidade Escolar, cumprindo e fazendo cumprir o plano de trabalho; elaborar programas e planos de aula, relacionando e confeccionando material didático a ser utilizado, em articulação com a equipe de orientação pedagógica; ministrar os dias e horas-aula estabelecidos, trabalhando os conteúdos de forma crítica e construtiva, proporcionando o desenvolvimento de capacidade e competências; realizar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, utilizando instrumentos que possibilitem a verificação do aproveitamento dos alunos e da metodologia aplicada; estabelecer estratégias de recuperação paralela para alunos de menor rendimento; elaborar e encaminhar relatórios das atividades desenvolvidas ao Diretor ou ao Pedagogo, conforme o caso, da Unidade Escolar onde está lotado; colaborar na organização das atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; participar de reuniões com pais e com outros profissionais de ensino; participar de reuniões e programas de aperfeiçoamento e outros eventos, quando solicitado; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento e à avaliação do processo ensino aprendizagem e ao seu desenvolvimento profissional; participar de projetos de inclusão escolar, utilizando-se de metodologias específicas; elaborar e desenvolver projetos que oportunizem a análise crítica da realidade pelos alunos, desenvolvendo os conteúdos propostos no currículo escolar; participar da realização da avaliação institucional. Quando em atividade de coordenação escolar: providenciar material pedagógico e de apoio para os professores, a fim de otimizar o desenvolvimento do seu trabalho; auxiliar os professores em caso de afastamento momentâneo da sala de aula para que os alunos fiquem adequadamente assistidos; atender alunos com problemas de disciplina, orientando-os e entrando em contato com os responsáveis, quando necessário; participar das reuniões de Conselho de Classe, planejando pautas e compartilhando informações; organizar a entrada e saída dos alunos, acompanhando-os ao ônibus ou até o responsável; acompanhar os alunos durante a merenda, orientando-os quanto à boa educação alimentar e quanto ao comportamento adequado durante as refeições; executar tarefas administrativas relativas ao controle de presença dos servidores, bem como os horários de trabalho, a fim de manter a escola em boas condições de funcionamento; orientar a equipe de limpeza a fim de manter a escola em boas condições de higiene e organização. Executar outras atribuições afins.

[/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-user” title=”SOBRE A INSTITUIÇÃO” tab_id=”sobre-a-instituicao” add_icon=”true”][vc_column_text]

Conhecendo a História do Municipio de Venda Nova do Imigrante / MG

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O Município de Venda Nova do Imigrante, criado em 10 de maio de 1988, através do Decreto Lei nº 4069 (de 06-05-88), desmembrando-se de Conceição do Castelo, possui uma área de 188,9 km2, compreendendo, além da sede, os distritos de São João de Viçosa e Alto Caxixe além de outras 12 comunidades. Situa-se na região serrana do Espírito Santo, às margens da rodovia BR 262, com uma altitude variando de 630 a 1550 metros.

 

O município baseia-se economicamente na agricultura, principalmente do café que compreende 90% das propriedades, além da produção de hortifrutigranjeiros e uma pecuária ascendente. Venda Nova é referência em todo o país como o berço do Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à visitação e à valorização do meio ambiente. Reconhecido como Capital Nacional do setor pela Abratur em 1993, o Agroturismo no município hoje envolve 70 propriedades, com 300 famílias e 1.500 pessoas diretamente atuantes, com destaque para a confecção artesanal e caseira de produtos típicos, principalmente na culinária (embutidos como o socol, doces, geléias, licores, biscoitos, etc).

Venda Nova começou a ser colonizada por volta de 1892, basicamente por imigrantes italianos, cuja cultura permanece viva em seus descendentes e na vida da comunidade vendanovense. No entanto bem antes a região era habitada por índios, provavelmente Puris, dos quais foram encontrados muitos objetos pela primeira leva de imigrantes que aqui chegaram.

Antes da colonização italiana, grandes fazendas de café de propriedade dos portugueses floresceram no altiplano serrano, onde mais tarde nasceria Venda Nova. Entre as fazendas destacam-se: Providência, Lavrinhas, Tapera, Bananeiras, Bicuíba e Viçosinha. Junto com os portugueses vieram os negros escravos, que lidavam na lavoura. Contudo, com a abolição da escravatura, essas fazendas caíram no abandono até que surgissem os colonos, imigrantes italianos, originários da Região do Vêneto (Itália), atraídos pela procura de terras nas localidades de São Pedro do Araguaia, Matilde, São Martinho e Carolina, sendo inicialmente cerca de 18 a 20 famílias, entre elas: Perim, Caliman, Zandonadi, Altoé, Bragato, Venturim, Falcheto, Brioschi, Sossai, Carnielli, Cola, Minetti, Lorenzoni, Delpupo, Tonolli, Ambrozim, Scabello, Mazzoco, Fioreze e Mascarello.

A comunidade que surgiu com a chegada dos primeiros imigrantes em 1892, conserva traços fortes da cultura dos mesmos, principalmente o espírito comunitário e progressista, manifestados em 1922 com a construção da primeira escola, a instalação da linha telefônica em 1925, a criação da Cooperativa Agrária de Lavrinhas (1927) ou mesmo a construção dos primeiros 20 km de estrada em regime de mutirão. Venda Nova se expandiu mantendo sua identidade sem maiores afluências de estranhos, até que se viu “rasgada” pela BR 262 (Rodovia Presidente Costa e Silva), nos idos de 1957, experimentando um crescimento extraordinário, graças ao impulso dado com a ligação com grandes centros, como Vitória e Belo Horizonte.

Referencias: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

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