Apostila Unipampa – Assistente em Administração

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Descrição

Antecipe seus estudos adquira já a Nova Apostila Unipampa – Assistente em Administração.
Material indispensável para o aqueles almejam a se preparar para o próximo concurso da Universidade Federal do Pampa.

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Apostila elaborada especificamente para a prova da UNIPAMPA, direcionada ao cargo de Assistente em Administração.

A Apostila para prova da UNIPAMPA foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Maio de 2016 contendo 512 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) e digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

No Mercado Concursos você pode comprar a apostila da UNIPAMPA com total segurança e comodidade, através de cartões de crédito (a vista ou parcelado sem jurosou boleto bancário (a vista), oferecemos os melhores e mais seguros meios de pagamentos da internet como PagSeguro do UOL, Mercado Pago e Bcash.

DIFERENCIAIS

Concurso Universidade Federal do Pampa ( Unipampa ).

Cargo : ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
Inscrições: 20/05/2016 a 16/06/2016
Salário: R$ 2.175,17 Provas : 17/07/2016
Nível : Médio
Vagas : 01
Organizadora: FUNDATEC  / EDITAL: Acessar Taxa de Inscrição: R$ 75,00

Adquira  já a sua apostila para o concurso público da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA),para o cargo de Assistente em Administração. São 1 vaga, com remuneração de R$ 2.175,17. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir Nível Médio.

As inscrições ficam abertas de 20 de maio a 16 de junho de 2016, diretamente no site oficial da organizadora FUNDATEC : http://www.fundatec.org.br/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=403

A taxa de inscrição é de R$ 75,00.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 17 de julho de 2016.

O Conteúdo da Apostila Unipampa – Assistente em Administração Contempla :

– Língua portuguesa

– Raciocínio lógico cargos

– Informática

– Noções de administração pública

– Legislação

Conhecimentos específicos

Conteúdo programático completo da Apostila Unipampa – Assistente em Administração

LÍNGUA PORTUGUESA CARGOS: TODOS

1. Leitura e compreensão de textos:
1.1 Assunto.
1.2 Estruturação do texto.
1.3 Ideias principais e secundárias.
1.4 Relação entre as ideias.
1.5 Efeitos de sentido.
1.7 Figuras de linguagem.
1.8 Recursos de argumentação.
1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos.
1.10 Coesão e coerência textuais.
2. Léxico:
2.1 Significação de palavras e expressões no texto.
2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto.
2.3 Estrutura e formação de palavras.
3. Aspectos linguísticos:
3.1 Relações morfossintáticas.
3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico
vigente, conforme Decreto 7.875/12).
3.3 Relações entre fonemas e grafias.
3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais.
3.5 Vozes verbais e sua conversão.
3.6 Concordância nominal e verbal.
3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase).
3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos.
3.9 Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO CARGOS: TODOS

1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas
informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas
relações. Diagramas lógicos.
2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples,
proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção
exclusiva, condicional, bicondicional.
3. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência
lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica.
4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador
existencial, negação de proposições quantificadas.
5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos;
3. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência
lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica.
4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador
existencial, negação de proposições quantificadas.
5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos;

INFORMÁTICA CARGOS: TODOS

1. Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 8 Professional: (1) Área de Trabalho (Exibir,
Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e Menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel
de Controle, Dispositivos e Impressoras, PROGRAMA Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os
PROGRAMA, Pesquisar PROGRAMA e Arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar,
classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis,
listas, caixa de pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas,
do Menu Iniciar e do Gerenciador de Tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar
PROGRAMA e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de
marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (3) Janelas (navegação no Windows e o trabalho com
arquivos, pastas e bibliotecas), Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e
configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades
das janelas, PROGRAMA e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa,
caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) Bibliotecas, Arquivos, Pastas, Ícones e
Atalhos: realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar,
mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar
para, propriedades e etc.; e (5) Nomes válidos: identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos,
pastas, ícones e atalhos.
2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2010: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber
identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela,
funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e
palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) Documentos: abrir, fechar,
criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas,
menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) Barra de Ferramentas:
identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da
Página, referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e
reconhecer a formatação de textos e documentos; (4) Ajuda: saber usar a Ajuda; (5) identificar e saber utilizar
todas as funcionalidades do Word.
3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2010: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber
identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela,
funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões; (2) Elementos: definir e
identificar célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3)
Planilhas e Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar,
configurar planilhas e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da
Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das
barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e
Exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e
documentos e reconhecer a seleção de células; (5) Fórmulas: saber o significado e resultado de fórmulas; (6)
Ajuda: saber usar a Ajuda; (7) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do Excel.
4. Terminologias e conhecimentos práticos sobre LibreOffice Writer última versão, em português: (a)
identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, os componentes da janela, as
funcionalidades, os menus, os ícones, a barra de ferramentas e botões, os erros de revisão, o idioma, os
modos de exibição do documento e zoom; (b) abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar,
imprimir e configurar documentos utilizados as barras de ferramentas, os menus, os ícones, os botões, as
guias, os grupos da Faixa de Opções, utilizando o teclado (atalhos) ou mouse; (c) identificar e utilizar os botões
e ícones das barras de ferramentas para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação
de textos e documentos; (d) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do LibreOffice Writer.
5. Terminologias e conhecimentos práticos sobre LibreOffice Calc última versão, em português: (a)
identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, os componentes da janela, as
funcionalidades, os menus, os ícones, a barra de ferramentas e botões, os erros de revisão, o idioma, os
modos de exibição do documento e zoom; (b) definir, identificar, alterar células, planilhas, e pastas; (c) abrir,
fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas,
utilizando a barra de ferramentas, os menus, os ícones, os botões, utilizando o teclado (atalhos) ou mouse; (d)
selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (e) identificar e utilizar os ícones das barras
de ferramentas, para formatar, alterar, selecionar, configurar, células selecionadas; (f) identificar, caracterizar,
utilizar, alterar, configurar e personalizar fórmulas; (g) utilizar a Ajuda; (d) identificar e saber utilizar todas as
funcionalidades do LibreOffice Calc.
6. Internet Explorer 11: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e
componentes da janela principal do Internet Explorer; (2) Barra de Ferramentas: identificar e usar as
funcionalidades da barra de ferramentas, de status e do Explorer; (3) Menus: identificar e usar as
funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda; (4) Funcionalidades:
identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Favoritos, Botões do Modo de Exibição de
Compatibilidade, Barra de Comandos, Barra de Status; e (5) Bloqueio e Personalização: saber bloquear a barra
de ferramentas e identificar, alterar e usar a opção Personalizar.
7. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Outlook 2008 e versões superiores: (1) Ambiente e
Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e componentes da janela principal; (2)
Funcionalidades: identificar e saber usar as funcionalidades das barras de Menus (Arquivo, Editar, Exibir, Ir,
Ferramentas, Ações e Ajuda), Ferramentas e Modos de Exibição, do MS Outlook; e (3) Trabalhando com E- Mails: identificar e saber abrir, fechar, criar, alterar, visualizar, formatar, salvar, excluir, renomear, enviar e
receber e-mail, utilizando funcionalidades da barra de ferramentas, menus, ícones, botões, teclado e/ou mouse.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CARGOS: TODOS

1. Constituição Federal, artigos 37 e 38 e 39 a 41.
2. Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal – Lei nº 9.784, de 29/01/1999.
3. Licitações e contratos na Administração Pública – Lei nº 8.666, de 21/06/1993.

LEGISLAÇÃO CARGOS: TODOS

1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União – Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações:
provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e
vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo
disciplinar;
2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – Lei 11.091 de 12/01/2005.
3. Ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal – Decreto nº 1.171, de 22/06/1994

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Atos Administrativos; Licitações: Definições, Compras, Modalidades, Tipos, Limites, Dispensa, Inexigibilidade,
Fases e Processo Licitatório; Contratos Administrativos; Redação Oficial; Correspondência Oficial; Digitação
Qualitativa, Abreviações e Formas de Tratamento; Expressões e Vocábulos Latinos de Uso Frequente nas
Comunicações Administrativas Oficiais; Documentos e Modelos; Comunicação Escrita e Oral; Envelope e
Endereçamento Postal; Documentação e Arquivo: Pesquisa, Documentação, Arquivo, Sistema e Métodos de
Arquivamento e Normas para Arquivo; Terminologia Arquivística; Administração de Materiais; Programação de
Materiais; Gerência de Materiais; Estoques: Administração e Controle; Suprimentos; Armazenamento e
Movimentação de Materiais; Manuseio de Materiais; Inventário; Administração do Patrimônio; Logística
Operacional; Técnicas Secretariais: Organizar e Secretariar Reuniões; Qualidade na Prestação de Serviços e no
Atendimento Presencial, Virtual e Telefônico; Postura de Atendimento; Atendimento ao Público; Estatuto do
Servidor Público Federal; Contabilidade Pública; Da Organização, Estrutura e Funcionamento da UNIPAMPA.

A Apostila Unipampa – Assistente em Administração foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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Requisitos de Qualificação para Ingresso: Ensino Médio.

administrativo_fundoAtribuições ao cargo de Assistente em Administração : Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Informação adicional

CARGO

EDITORA

NIVEL

TIPO

INSTITUIÇÃO

ESTADO

ORGANIZADORA