Apostila SME Rio – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Apostila SME Rio – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Editora : Opção
Edição : Março de 2016
Páginas : 686 / 2 Volumes 


Este Preparatório Inclui :
– Uma Apostila
– Um Cd Rom de Brinde com testes (Conteúdo disponível também na Versão Digital). 

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Descrição

Apostila SME Rio – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Concurso Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / RJ (SME/RIO)

Cargo : Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais Inscrições: de 03/02/2016 a 14/03/2016
Salário: R$ 4.866,33 Provas : Não Divulgada pela Organizadora
Nível : Superior Vagas : 147
Organizadora :  Prefeitura do Rio de Janeiro Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Garanta já a sua apostila para concurso público da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / RJ (SME/RIO), para o cargo de

Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. São 147 vagas com remuneração de R$ 4.866,33 com carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Prefeitura do Rio de Janeiro, fjg.rio.rj.gov.brno período de 03 de março de 2016 a 14 de março de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

A data da prova será divulgada futuramente.

O Conteúdo da Apostila SME Rio – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais Contempla :

Volume 1
– Língua Portuguesa
– Matemática
– História
– Geografia
Volume 2
– Ciências
– Fundamentos Legais da Educação Brasileira
– Fundamentos Teóricos da Educação
– Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem

Veja o Conteúdo programático completo da Apostila SME Rio – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

 

Matemática
1. Números e Operações: Operações com números reais. Resolução de problemas envolvendo as operações
de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Múltiplos e Divisores. Regra de três simples.
Porcentagem. Princípio Multiplicativo. Resolução de situações problemas envolvendo equações e sistemas
do 1º grau.
2. Espaço e forma: Conservação, redução e ampliação de perímetro e área das principais figuras planas
usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
3. Grandezas e Medidas: Sistema de medidas de comprimento, área, capacidade, volume, massa e tempo.
Figuras tridimensionais e suas respectivas planificações. Arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
Volume dos principais sólidos geométricos.
4. Tratamento das informações: Proporcionalidade diretamente e inversamente proporcionais. Construção
e interpretação de tabelas e gráficos

História
1. Transformações e permanências: tempo do indivíduo e o tempo social; tempo cronológico e tempo
histórico, características dos sistemas sociais e culturais, registro de tempo ao longo da história.
2. Diferenças socioculturais que caracterizam os espaços sociais (escola, a localidade, a cidade, o país e o
mundo), reconhecimento, valorização e respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural como
fundamentos da vida social.
3. Formação histórica brasileira: o estudo e a análise de situações históricas – o período da colonização,
processo de independência, período monárquico, a República, desenvolvimento e consolidação da
democracia, inserção no mundo globalizado – reconhecimento e valorização da diversidade, responsáveis
pela construção das identidades individual e coletiva.
4. Influências da História nas formas de convivência e organização social do tempo presente e do
passado.
5. As relações sociais de trabalho ao longo da história: impactos da tecnologia nas transformações dos
processos de trabalho, relações entre trabalho e cidadania, trabalho urbano e trabalho rural.
6. Espaço e sociedade no município do Rio de Janeiro.

Geografia
1. A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental: o papel da Geografia na sociedade contemporânea e na
formação do indivíduo.
2. Habilidades específicas para a alfabetização geográfica: lateralidade, proporção, temporalidade,
percepção sensorial, percepção do ambiente físico e da paisagem, percepção social e identitária e noções
de sociedade, cidadania, lugar, espaço e território.
3. Os processos da dinâmica natural (geológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, botânicos) e as
formas espaciais resultantes.
4.Fundamentos da Cartografia: orientação e localização, convenções, escalas, projeções, formas de
representação espacial e fusos horários.
5.Fundamentos da Demografia: distribuição espacial da população, dinâmicas do crescimento demográfico,
estrutura populacional, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicase questõesétnicas e de
gênero.
6. O universo do trabalho: os setores da economia, as atividades econômicas, as profissões, a relação
cidade/campo.
7. Sustentabilidade: aproveitamento econômico e gestão dos recursos naturais, problemas ambientais
resultantes, iniciativas para a conservação do meio ambiente e responsabilidade social e individual.
8. As diferentes escalas de organização espacial e regional: residência, rua, bairro/comunidade,
cidade/munícipio, estado, regiões, país, continente e mundo.

Ciências
1Educação em ciências: conteúdo e metodologia.
Questões sócio-científicas e as implicações éticas.
Alfabetização científica.
2. Origem da vida. Principais teorias do processo evolutivo.
Origem das espécies.
3. Seres vivos: Biodiversidade e características gerais; semelhanças e diferenças entre os seres vivos;
constituição dos seres vivos – níveis de organização: células, tecidos, órgãos e sistemas. Os grandes reinos
dos seres vivos (classificação, características básicas e representantes); Taxonomia, regras de
nomenclatura (filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies) e principais características anatômicas e
fisiológicas dos táxons; Adaptações aos diferentes ambientes e representantes mais característicos. ……. 20
4. Biologia celular. Principais diferenças entre procariotas e eucariotas. Processos bioenergéticos:
fundamentos, respiração e fotossíntese, biossíntese de proteínas. Reprodução celular: mitose e meiose.
Desenvolvimento embrionário. Reprodução humana.
5. Genética básica: mendeliana e molecular. Fundamentos de citogenética. Código genético. Caracterização
geral das biotecnologias e seus impactos sociais. Organismos geneticamente modificados.
6. Ecologia. Conceitos fundamentais. Relações tróficas entre os seres vivos. O ecossistema e seus
componentes. Os principais biomas. Relações ecológicas entre os seres vivos. Educação ambiental:
princípios gerais. Ocupação histórica do meio ambiente pelo homem. Poluição e desequilíbrios ecológicos.
Alternativas, resoluções e soluções populares, políticas e legais para os problemas ambientais. Tratamento
de água, esgoto, coleta e destino do lixo.
7. Ser humano e Saúde. Nutrição e doenças carenciais. Parasitologia (viroses, bacterioses, protozooses,
helmintoses e micoses). Educação para a promoção da saúde. Conceitos de saúde. Sistemas do corpo
humano.
Órgãos e estruturas dos sentidos.
Tipos sanguíneos, transfusões, componentes sanguíneos e suas funções.
Sexualidade.
Doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente e qualidade de vida.
Métodos anticoncepcionais e novas técnicas de reprodução humana. Implicações no contexto atual.
8. Universo, Sistema Solar e Planeta Terra. Teoria do Big Bang. Energia e suas transformações. Sol como
fonte básica de energia. Elementos da natureza: ar, água e solo. Ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra.
Importância e propriedades da água.
9. Matéria. Teoria atômica-molecular: evolução do conceito de átomo. Tabela periódica. Aspectos
macroscópicos: substâncias simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas. Processos físicos
de fracionamento e separação das misturas. Soluções. Funções químicas inorgânicas: conceitos,
classificações e nomenclaturas de óxidos, ácidos, hidróxidos e sais. Ligações químicas.
10. Fundamentos de Física: estados físicos da matéria e mudanças de estado; leis de Newton; força;
movimento; energia cinética e potencial; gravidade; massa e peso; Transformações térmicas e
eletromagnéticas. Fenômenos ondulatórios: acústicos e ópticos

Fundamentos Legais da Educação Brasileira
1. Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01
CNE/SEB/06.
3. – Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96,
que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
4. Lei Federal nº 10.639/03 – Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes
e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da
temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.
5. Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 – Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei 9394/96, com o objetivo de
tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.
6. Lei Federal 11.274, de 06/05/06 – Altera a redação dos artigos. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de
9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de
idade.
7. Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a
obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
8. Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 – Altera a Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da
educação e dá outras providências.
9. Resolução nº 4/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
10. Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove)
anos.
11. Parecer nº 11/2010 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
de 9 (nove) anos.
Questões

Fundamentos Teóricos da Educação
1. Perspectiva Histórica da Educação.
2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação.
3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
4. Currículo.
5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
6. Interdisciplinaridade.
7. Letramento no cotidiano escolar.
Questões

Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem
1. Projeto Político Pedagógico.
2. Planejamento.
3. Avaliação: função, objetivos e modalidades.
4. Projeto didático.
5. Metodologias de Ensino.
Questões


apostila-sme-rj-professor-ensino-fundamental-anos-iniciais-impressa-opcaoA Apostila SME Rio – Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais 2016 foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

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