Apostila Prefeitura de Itápolis SP – Diretor de Escola

Apostila Prefeitura de Itápolis SP – Diretor de Escola

Editora : Decisão | Edição : Março de 2016
Páginas : 388 |Disponibilidade : Pronta Entrega


Este Preparatório Inclui :
– Uma Apostila Prefeitura de Itápolis (SP) – Diretor de Escola
– Um Cd Rom de Brinde com testes (Conteúdo disponível também na Versão Digital).

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Adquira já a Apostila Prefeitura de Itápolis (SP) – Diretor de Escola

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Este material foi elaborado pela equipe de professores da editora Decisão.
Edição totalmente revista e atualizada em Março de 2016 contendo 388 páginas sendo disponibilizado na versão impressa e digital PDF download.

Este Preparatório Inclui :
Uma Apostila + Um Cd Rom de Brinde com testes (Conteúdo disponível também na Versão Digital).

 

Concurso Prefeitura de Itápolis (SP)

Cargo : Diretor de Escola
Inscrições: de 15/02 a 11/03/2016
Salário: R$ 3.260,52. Provas :  01/05/2016
Nível :  Médio
Vagas : 11
Organizadora : www.vunesp.com.br Taxa de Inscrição: R$ 82,20

Adquira já a sua apostila para concurso público Prefeitura Municipal de Itápolis (SP) para o cargo de Diretor de Escola. São 11 vagas, com remuneração de R$ 3.260,52 e carga horária de 35 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível Superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da www.vunesp.com.br, no período de 15 de Fevereiro de 2016 a 11 de Março de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 82,20

A prova está prevista para ser realizada no dia 01 de maio de 2016.

O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Itápolis (SP) – Diretor de Escola Contempla :

– Língua Portuguesa
– Matemática
– Atualidades
– Noções de Informática
– Conhecimentos Específicos
– Bibliografia
– Legislação

Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Itápolis (SP) – Diretor de Escola

Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

Atualidades
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2015, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Noções de Informática
MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Conhecimentos Específicos 
Gestão Democrática. Gestão de recursos financeiros e humanos. Mediação e gestão de conflitos. Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar. Educação Inclusiva. Gestão de projetos. As Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo/função.

Bibliografia:
ALVES, Cecília Pescatore; SASS, Odair – Formação de Professores e Campos do Conhecimento. Casa do Psicólogo. 1.a Edição – 2004. AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial-Brasília; Secretaria de Educação Especial, 2010.72p. COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com Tecnologias da Informação e da Comunicação. Editora: Artmed – 2010. Decreto Federal n.º 6.571/08 – Dispõe sobre o atendimento educacional especializado. DELORS, Jacques. Educação – Um tesouro a descobrir. Capítulos 4.º, 7.º e 8.º; 6.ª Edição – 2001. Cortez Editora. DOURADO, Luiz Fernandes et al. Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; 7). DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Editora, 2004. FERREIRA, Naura Syria Carapeto & AGUIAR, Márcia Ângela da S. (org.) Gestão da Educação – Impasses, perspectivas e compromissos. 2.ª edição. Cortez Editora. FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002. FREIRE, Paulo – A Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam. Cortez – Coleção Polêmicas do nosso tempo – volume 4. 26.ª Edição – 1991. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19ª ed. São Paulo: Loyola Edições, 2011. IMBERNÓN, Francisco – Formação Docente e Profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez. 3.ª Edição – 2002. MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm. Lei n.º 10.098/94 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. LERNER, Delia – Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. 1.ª Edição – Artmed. 2002. LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 12.ª Edição – Cortez Editora. 2002. 22 MACHADO, R. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. 1.ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009. – Escola Inclusiva, o desafio das diferenças. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003 (Coleção Cotidiano Escolar). MORIN, Edgar. A Cabeça Bem Feita – repensar a reforma – reformar o pensamento. 13.ª Edição – 2007. Editora Bertrand Brasil. OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 10ª ed., Petrópolis: Vozes, 2013. PANIZZA, Mabel e cols. – Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais – Ed. Artmed. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 2006. PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 3.ª Edição. Cortez Editora. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008. SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, Péres A.I. Compreender e transformar o ensino. 4º ed. São Paulo: Artmed, 1998. TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever – uma proposta construtivista – Artmed. 1.ª Edição – 2003. TECNOLOGIAS QUE EDUCAM – Ensinar e Aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação. VASCONCELLOS, Celso dos S. – Construção do Conhecimento em Sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14.ª Edição – 2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. Coleção Magistério. 29ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. Editora Ática. ZABALA, Antoni – A Prática Educativa – Como ensinar – 1.ª Edição. Artmed. – 1998. ZABALA, Antoni – Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Artmed. 2.ª Edição – 1999.

Legislação:
Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009 – CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Parecer CNE/CEB 20/2009 – Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 05/2010 – Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Nacionais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Nacionais para a Educação Básica. Resolução CNE/CP 01/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais sobre Ed. das Relações Ético-Raciais. Parecer CNE/CP 03/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais sobre Ed. das Relações Ético-Raciais. Parecer CNE/CEB 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos. Constituição da República Federativa do Brasil – Artigos 205 a 214. Lei n.º 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 23 Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – atualizada. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão – 2013 (site do MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – 2013 (site do MEC). Lei Complementar nº 2.913/2012 – Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração e Reestruturação dos Cargos e Empregos dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica do município de Itápolis e dá providências – Atualizada. Lei Orgânica do Município de Itápolis, artigos 183 a 191



Apostila Prefeitura de Itápolis (SP) – Diretor de Escola foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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