Apostila Prefeitura de Cachoeiras de Macacu – Professor Docente II

Apostila Prefeitura de Cachoeiras de Macacu – Professor Docente II

Editora :Nova | Edição : Maio de 2016
Páginas : 664  |Disponibilidade : Pronta Entrega

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Apostila elaborada especificamente para a prova da prefeitura de Cachoeiras de Macacu.

A Apostila Prefeitura de Cachoeiras de Macacu foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Maio de 2016 contendo 664 páginas sendo disponibilizada na versão impressa e digital pdf download.

Este Preparatório Inclui :
Uma Apostila + Um Cd Rom de Brinde com testes + Curso Online do ECA

Concurso Prefeitura de Cachoeiras de Macacu (RJ)

Cargo : Professor Docente II
Inscrições: de 25/04/2016 a 08/06/2016
Salário: R$ 961,39 Provas :
Nível : Superior
Vagas : 38
Organizadora : www.institutoibdo.com.br Taxa de Inscrição: R$ 60,00

Garanta já a sua apostila para processo seletivo da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu (RJ), para o cargo de Professor Docente II. São 38 vagas, com remuneração de R$ 961,39 e carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível Médio ou Superior.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da, www.institutoibdo.com.br, no período de 25 de abril de 2016 a 08 de Junho 2016. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

A prova está prevista para ser realizada em junho de 2016, a data será divulgada no site da organizadora.

O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Cachoeiras de Macacu – Professor Docente II Contempla :

– Língua Portuguesa
– Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos

Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Cachoeiras de Macacu – Professor Docente II

LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de texto. Variações linguísticas. Funções da linguagem. Tipos e gêneros de texto. Coesão e coerência textuais. Ortografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico): emprego de letras; uso de maiúsculas e minúsculas; acentuação tônica e gráfica; pontuação. Fonologia/ fonética: letra/fonema; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Morfologia: elementos mórficos e processos de formação de palavras; classes de palavras. Sintaxe: termos das orações; orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase. Semântica: denotação, conotação; sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia; polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS GERAIS:
Principais aspectos geográficos, políticos, históricos, sociais e econômicos do mundo, Brasil, Estado do Rio de Janeiro e do Município de Cachoeiras de Macacu. Ecologia e Meio Ambiente. Descobertas e inovações científicas e tecnológicas. Agenda 21 – Cachoeiras de Macacu. Lei Orgânica Municipal de Cachoeiras de Macacu – atualizada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Aprendizagens significativas. Metodologias de ensino aprendizagem para anos iniciais. Letramento e Alfabetização. O professor como mediador. Lateralidade. Educar e cuidar. Espaço físico e recursos materiais. Contribuições de Piaget e de Vygotsky. Avaliação da aprendizagem; Transversalidade. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade; Construtivismo. Inteligências Múltiplas; Pedagogia de projetos. Meio ambiente e qualidade de vida; Ética e cidadania; Bullying. Inclusão escolar: Neuropsicologia e inclusão; TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Deficiência Mental. Distúrbios de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem; Conhecimentos sobre os Referenciais; Curriculares Nacionais para Educação Infantil e primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Educação Inclusiva. EJA. Direitos e Deveres da criança e do adolescente. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 atualizada. Leis que alteram a LDB 9394/96 atualizadas. Parâmetros Curriculares Nacionais. Lei 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado. Leis que alteram a Lei 8069/1990 atualizadas. Pareceres do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica – CNE/CEB. Decretos, Leis e Resoluções que tratam de Educação Especial e Inclusão. Constituição Federal de 1988 (Artigos 205 a 214). LÍNGUA PORTUGUESA – O processo de alfabetização e o uso funcional da linguagem; Desenvolvimento e aprendizagem da leitura e escrita; Compreensão de textos contemporâneos. Características da organização textual descritiva, narrativa, dissertativa e injuntiva. Figuras de palavra e de pensamento. Fundamentos e Métodos de Alfabetização e Letramento; Consciência Fonológica; Leitura, produção e interpretação de diferentes portadores de textos, literatura. MATEMÁTICA – Concepções de ensino de matemática; O processo de construção da lógica-matemática pela criança; Números e Operações: Operações com números reais. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Múltiplos e Divisores. Regra de três simples. Porcentagem. Princípio Multiplicativo. Resolução de situações problemas envolvendo equações e sistemas do 1º grau. HISTORIA E GEOGRAFIA – Metodologia do ensino de História. A percepção do fato no ensino de História. A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental: o papel da Geografia na sociedade contemporânea e na formação do indivíduo. Habilidades específicas para a alfabetização geográfica: lateralidade, proporção, temporalidade, percepção sensorial, percepção do ambiente físico e da paisagem, percepção social e identitária e noções de sociedade, cidadania, lugar, espaço e território. A construção dos referenciais de espacialidade e temporalidade, as relações sociais, a natureza e a cultura; CIÊNCIAIS NATURAIS – Educação em ciências: conteúdo e metodologia. Questões sóciocientíficas e as implicações éticas. Alfabetização científica. Origem da vida. Principais teorias do processo evolutivo. Origem das espécies. Seres vivos: Biodiversidade e características gerais; semelhanças e diferenças entre os seres vivos; constituição dos seres vivos – níveis de organização: células, tecidos, órgãos e sistemas. Os grandes reinos dos seres vivos (classificação, características básicas e representantes); Alternativas, resoluções e soluções populares, políticas e legais para os problemas ambientais. Tratamento de água, esgoto, coleta e destino do lixo. Ser humano e Saúde. Nutrição e doenças carenciais. Parasitologia (viroses, bacterioses, protozooses, helmintoses e micoses). Educação para a promoção da saúde. Conceitos de saúde. Sistemas do corpo humano. Órgãos e estruturas dos sentidos. Tipos sanguíneos, transfusões, componentes sanguíneos e suas funções. Sexualidade. Doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente e qualidade de vida.



A Apostila Prefeitura de Cachoeiras de Macacu – Professor Docente II  foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

Estude o quanto antes e garanta logo sua vaga.

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professora-professorREQUISITOS: Curso de Nível Médio na Modalidade Normal ou Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil ou Curso Normal Superior com Licenciatura Plena em Magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil

ATRIBUIÇÕES: Destina-se a regência de classe na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano de escolaridade), devendo estar em consonância com o Plano Unificado de Carreiras e Remunerações dos Profissionais da Educação do Município de Cachoeiras de Macacu-RJ – Lei nº 1.878/2011 e demais legislações em vigor. Contemplando ainda as seguintes atribuições: Participar da elaboração da proposta pedagógica de sua Unidade de Ensino; Cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica de sua Unidade de Ensino; Elaborar programas e planos de aula, relacionando e confeccionando material didático a ser utilizado, em articulação com a equipe de orientação e supervisão educacional; Elaborar e confeccionar, em articulação com a equipe de orientação e supervisão educacional, material destinado à conscientização dos alunos para preservação do patrimônio artístico, histórico, cultural e ambiental do país, estado e município; Ministrar aulas, repassando aos alunos os conteúdos definidos nos planos de aula; Orientar os alunos na formulação e implementação de projetos de pesquisa quanto ao seu formato e à seleção, leitura e utilização de textos literários e didáticos indispensáveis ao seu desenvolvimento; Elaborar e aplicar testes, provas e outros instrumentos usuais de avaliação para verificação do aproveitamento dos alunos e da eficácia dos métodos adotados; Controlar e avaliar o rendimento escolar dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação paralela para alunos de menor rendimento; Elaborar e encaminhar os relatórios das atividades desenvolvidas à direção ou à coordenação da unidade em que está lotado; Colaborar na organização das atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Participar de reuniões com pais e com outros profissionais de ensino; Participar e/ou organizar reuniões, cursos, debates, seminários e grupos de trabalho, buscando o aperfeiçoamento, atualização e capacitação profissional, bem como a qualidade do ensino, no âmbito de sua atuação; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem e ao seu desenvolvimento profissional; Participar de projetos de inclusão escolar, reforço de aprendizagem ou correção de problemas junto aos alunos da rede municipal de ensino; Participar de projetos de conscientização das famílias para a necessidade de matrícula e frequência escolar das crianças do município; Participar do censo, da chamada e da efetivação das matrículas escolares para a rede municipal de ensino; Realizar pesquisas na área de educação; Participar e/ou organizar festividades, feiras e outros eventos destinados a divulgar a arte, a ciência e a cultura local e nacional, no âmbito de sua atuação; Participar de reuniões, grupos de trabalho e/ou outras ações destinadas a assegurar o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, a proteção integral dos seus direitos, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho; Prestar assistência e suporte, quando couber, aos órgãos encarregados do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; Participar das atividades pedagógicas desenvolvidas pela Unidade Educativa; Realizar outras atividades correlatas com a função.

Informação adicional

CARGO

EDITORA

NIVEL

TIPO

INSTITUIÇÃO

ORGANIZADORA

CIDADE

ESTADO

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