Apostila CRECI MG 4ª Região – Profissional de Suporte Administrativo

Apostila CRECI MG 4ª Região – Profissional de Suporte Administrativo

Material : Apostila CRECI MG 4ª Região – Profissional de Suporte Administrativo
Versão : Impressa e Digital PDF download


Editora : Opção| Edição : Maio de 2016
Páginas :540|DisponibilidadePronta entrega

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Descrição

Adquira já a Apostila CRECI MG / 4ª Região – Profissional de Suporte Administrativo, material indispensável para aqueles que almejam se preparar para o próximo Concurso do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais.

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Apostila elaborada especificamente para a prova do CRECI MG 4ª Região Profissional Suporte Administrativo.

A Apostila CRECI MG 4ª Região foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Maio de 2016 contendo 540 páginas sendo disponibilizada nas versões : impressa ( formato livro enviado pelos correios) e digital pdf download (um link e liberado para baixar o material podendo estudar em seu iPad, Tablet, PC e Notebook)

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Este Produto Inclui :

  • Uma Apostila CRECI 4ª Região 2016 – Profissional Suporte Administrativo
  • Um Cd Rom de Brinde com dicas de estudo, testes, resumos e provas anteriores de concursos em geral.

Concurso CRECI MG / 4ª Região

Cargo : PROFISSIONAL SUPORTE ADMINISTRATIVO
Inscrições: de 16/05/2016 a 03/06/2016
Salário: R$ 1.483,55 Provas : 03/07/2016
Nível : Médio
Vagas : 01
Organizadora : Nosso Rumo  EDITAL : Acessar Taxa de Inscrição: R$ 55,00

Adquira  já a sua apostila para o concurso público do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais – CRECI/4ª Região, para o cargo de Profissional Suporte Administrativo. Com 01 vaga,  remuneração de R$ 1.483,55 e carga horária de 08 horas diárias. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio completo.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico do Nosso Rumo, www.nossorumo.org.br, no período de 16 de maio de 2016 a 03 de junho de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 55,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 03 de julho de 2016.

O Conteúdo da Apostila CRECI MG 4ª Região – Profissional Suporte Administrativo Contempla :

– Língua Portuguesa
– Matemática
– Conhecimentos Gerais
– Noções de Informática
Conhecimentos Específicos

Conteúdo programático completo da Apostila CRECI MG 4ª Região – Profissional Suporte Administrativo.

LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Cargo das classes
de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre
as orações). Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de
estruturas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discursos
direto, indireto e indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal.

MATEMÁTICA
Conjuntos: linguagem básica, pertinência; inclusão; igualdade; reunião e interseção. Números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação. Múltiplos e divisores, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Medidas: comprimento, área, volume,
ângulo, tempo e massa. Proporções e Matemática Comercial: grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta.
Porcentagem, juros e descontos simples. Cálculo Algébrico: identidades algébricas notáveis. Operações com expressões algébricas. Operações com polinômios.
Equações e Inequações: equações do 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Análise Combinatória e Probabilidade:
arranjos, combinações e permutações simples. Probabilidade de um evento. Progressões: progressões aritmética e geométrica. Geometrias Plana e Sólida:
geometria plana: elementos primitivos. Retas perpendiculares e planas. Teorema de Tales. Relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos.
Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e discos. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Funções: operações com funções
de 1º e 2º graus. Gráficos de funções de 1º e 2º graus. Máximo e mínimo da função de 2º grau. Funções logaritmo e exponencial. Trigonometria: funções
trigonométricas. Identidades fundamentais. Aplicação da trigonometria ao cálculo de elementos de um triângulo. Raciocínio lógico. Raciocínio sequencial.
Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de
hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

CONHECIMENTOS GERAIS
Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos últimos 12 (doze) meses, a contar da data de realização da prova, em meios de comunicação
de massa, como jornais, rádios, Internet e televisão. Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema,
teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania:
problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais. História e geografia do Brasil e do estado de Minas Gerais.

CONHECIMENTOS GERAIS
Fatos e notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos últimos 12 (doze) meses, a contar da data de realização da prova, em meios de comunicação
de massa, como jornais, rádios, Internet e televisão. Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema,
teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania:
problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais. História e geografia do Brasil e do estado de Minas Gerais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
MS-Windows 8 e 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos
menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2013. MS-Word 2013: estrutura básica dos documentos, edição e
formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de
31 páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2013: estrutura básica das planilhas, conceitos de células,
linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos,
controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e
envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Principais
navegadores: Google Chrome, Mozilla e Internet Explorer.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE PFIS – PROFISSIONAL DE FISCALIZAÇÃO
Lei nº 6.530/78 – Deu nova regulamentação à profissão de Corretor de Imóveis, disciplinou o funcionamento de seus órgãos de fiscalização e deu outras
providências
Decreto nº 81.871/78 – Regulamentou a Lei nº 6.530/78
Resolução COFECI nº 146/1982 – Aprovou o Código de Processo Disciplinar
Resolução COFECI nº 326/1992 – Aprovou o Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis
Resolução COFECI nº 327/1992 – Estabeleceu normas para inscrição de pessoas físicas e jurídicas nos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis
Resolução COFECI nº 675/2000 – Concedeu isenção de pagamento de contribuições anuais ao idoso
Resolução COFECI nº 916/2005 – Alterou a redação do artigo 1º, parágrafo único, da Resolução COFECI nº 675/2000, tornando automática a isenção dos
inscritos com idade acima de 70 anos
Resolução COFECI nº 1.065/2007 – Estabeleceu regras para a utilização de nome abreviado por pessoas físicas e de fantasia por empresários e pessoas
jurídicas, assim como tamanho mínimo de impressão do número de inscrição no CRECI em divulgações publicitárias e documentais
Resolução COFECI nº 1.336/2014 – Altera a Resolução COFECI nº 1.168/2010, em conformidade com a nova redação da Lei nº 9.613/98, em face da edição
da Lei 12.683/12.



A Apostila CRECI MG 4ª Região – Profissional de Suporte Administrativo foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.
Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

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Requisitos de Qualificação para Ingresso: – Ensino médio.

corretorAtribuições : Profissional de Suporte Administrativo Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, na recepção do órgão, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; Proceder, caso necessário, ao encaminhamento das pessoas recepcionadas para as unidades organizacionais competentes; Responder a e-mails direcionados ao Setor; Atender às ligações externas e repassá-las ao seu destino de competência; 21 Manter ordenadas e atualizadas as listas telefônicas, atualizar cadastros de endereços e telefones de pessoas e organizações que têm relações constantes com o CRECI – 4ª Região/MG, objetivando facilitar a execução dos serviços; Emitir listagem das ligações telefônicas realizadas, encaminhando-as à chefia imediata para exame e demais providências; Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros documentos administrativos; Consultar informações no Sistema de Informações e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG, emitir guias de pagamentos, relatórios ou documentos, de acordo com instruções pré-estabelecidas; Verificar a necessidade de requisitar material de consumo; Zelar pela organização e conservação do material de trabalho; Receber, preencher, conferir e controlar as requisições de material de consumo; Receber, conferir e efetuar o armazenamento do material comprado pelo CRECI – 4ª Região/MG; Efetuar a entrega e despacho do material requisitado pelas unidades organizacionais e delegacias Sub-Regionais; Efetuar o lançamento de informações e registros no Sistema de Informações e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG de acordo com as instruções e regras pré-estabelecidas; Organizar e realizar as atividades de apoio administrativo, tais como: serviços de ligações telefônicas, fax, recebimentos, distribuições e postagem de documentos e correspondências; Montar e organizar pastas de processos formalizados no âmbito do CRECI – 4ª Região/MG realizando a conferência, juntada dos documentos, controle e acompanhamento de sua tramitação; Executar o levantamento físico dos materiais de consumo e bens permanentes; Consultar, emitir e conferir documentos administrativos diversos, relatórios, guias de pagamento, carteiras, cédulas de identidade profissional e certificados de inscrição, ofícios, correspondências e demais trabalhos de cunho administrativo afetos ao funcionamento do Órgão e ao exercício da profissão de Corretor de Imóveis; Organizar atividades de protocolo de documentos e requerimentos formalizados junto ao CRECI – 4ª Região/MG procedendo à distribuição e ao controle de sua tramitação interna; Realizar atividades inerentes à organização e ao controle do processamento de arquivos de documentos “ativos e inativos” procedendo à separação, triagem, ordenação e arquivamento dos documentos, de forma a facilitar os trabalhos de localização e consulta aos usuários; Agendar reuniões, encontros, eventos e demais compromissos de sua área de atuação e/ou de autoridades superior; Pesquisar e coligir matérias afetas ao CRECI – 4ª Região/MG, e/ou de interesse do órgão, veiculadas em órgãos de imprensa ou outros meios de comunicação tais como jornais, revistas, folhetos, catálogos e etc.; Consultar informações bibliográficas e dispostas em catálogos, manuais da organização, manuais de serviços e etc. manuseando e extraindo informações que possibilitem a localização e/ou entendimento da matéria pesquisada; Executar atividades de registro, acompanhamento e controle de estoque de material de consumo e permanente, de acordo com as instruções e procedimentos estabelecidos; Preparar e redigir documentos de âmbito administrativo diverso; Executar atividades pertinentes a programas de relacionamentos estabelecidos pelo Sistema COFECI/CRECI’s; Lavrar ofícios destinados a comunicar às autoridades competentes a existência do exercício ilegal da profissão de Corretor de Imóveis; Executar outras atividades correlatas; Compete aos empregados lotados nas Delegacias Regionais do CRECI – 4ª Região/MG, realizar, sob demanda, todas as atribuições inerentes aos empregados lotados nos Setores, Departamentos e Áreas da Sede, conforme descrição a seguir: Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor Administrativo – SEADM no âmbito das atividades específicas do Setor:  Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, por telefone e/ou por contato pessoal, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados;  Fazer o encaminhamento de pessoas recepcionadas por telefone e/ou por contato pessoal para as unidades organizacionais competentes;  Responder a e-mails direcionados ao Setor;  Atender às ligações externas e repassá-las ao seu destino de competência;  Manter ordenados e atualizados as listas telefônicas, os catálogos de serviços das unidades e funcionários responsáveis, o cadastro de endereços e telefones de pessoas e organizações que têm relações constantes com o CRECI – 4ª Região/MG objetivando facilitar a execução dos serviços;  Emitir listagem das ligações telefônicas realizadas, encaminhando à chefia imediata para exame e demais providências;  Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros documentos administrativos;  Zelar pela organização e conservação do material de trabalho.  Atender ligações externas e internas e dar conclusão às necessidades pertinentes aos procedimentos do Setor;  Recepcionar clientes e fornecedores de mobiliários, equipamentos, materiais e bens de consumo utilizados pelo CRECI – 4ª Região/MG;  Recepcionar a entrega de mobiliários, equipamentos, materiais e bens de consumo comprados pelo CRECI – 4ª Região/MG;  Catalogar e manter organizados os materiais e bens de consumo comprados objetivando identificar a necessidade de reposição;  Distribuir os equipamentos e materiais de consumo quando solicitado por escrito pelo setor requisitante;  Distribuir os equipamentos e materiais de consumo para as Delegacias Regionais do CRECI – 4ª Região/MG, quando solicitado;  Propor a compra de materiais de consumo, quando necessário, tendo em vista a verificação de que determinado item está próximo de acabar;  Receber requisição de materiais de consumo, separá-los e distribuí-los para as Delegacias Regionais, providenciando a embalagem e expedição apropriada;  Providenciar o conserto de equipamentos elétricos, eletrônicos, mobiliários e correlatos objetivando o conforto e a boa condição de trabalho dos empregados do CRECI – 4ª Região/MG;  Providenciar o conserto das instalações hidráulicas, elétricas e de telefonia objetivando o conforto e a boa condição dos empregados do CRECI – 4ª Região/MG;  Separar documentos, montar pastas e caixas organizadoras, observando-se os procedimentos estabelecidos;  Procurar e desarquivar documentos diversos em arquivos;  Arquivar documentos e correspondências em arquivos ativos e inativos;  Organizar arquivo de documentos, ofícios, correspondências, entre outros documentos relativos ao desenvolvimento das atividades relacionadas ao Setor;  Executar atividades de registro, acompanhamento e controle de estoque de material de consumo e permanente, de acordo com as instruções e procedimentos estabelecidos;  Preparar e redigir documentos de âmbito administrativo diverso;  Providenciar montagem dos processos de aquisição de bens móveis e imóveis paginando e fazendo a juntada dos documentos;  Arquivar em caixas organizadoras os processos de aquisição de bens móveis e imóveis montados;  Manter organizadas e arquivadas todas as documentações relacionadas aos processos e serviços de competência do Setor;  Emitir relatórios, quando solicitado, por ordem de superiores;  Realizar, quando necessário, compra de lanches para eventos e reuniões;  Expedir junto aos Correios e Telégrafos as correspondências expedidas pelo Setor.  Transportar documentos, materiais e equipamentos quando solicitado;  Auxiliar no carregamento e descarregamento de volumes, materiais e equipamentos de peso moderado em veículos o CRECI – 4ª Região/MG; 22  Realizar atividades inerentes à execução administrativa do sistema de controle de materiais, tais como:  No processo de aquisição de materiais e serviços, na forma direta;  No suporte administrativo à Comissão Permanente de Licitação – CPL;  No arquivamento dos processos de licitação instaurados pela CPL;  No suporte à Comissão de Guarda de Patrimônio – CGP;  Na programação de novos suprimentos, recebimento, armazenamento, distribuição, controle de codificação, controle de estoques e inventários físicos dos materiais de consumo.  Participar, quando solicitado, de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG, no sentido de auxiliar na organização;  Orientar via telefonemas, e-mails, skype e outros meios de comunicação os empregados das Delegacias Regionais, quando apresentarem dúvidas quanto à formalização de procedimentos pertinentes ao Setor;  Executar outras atividades correlatas. Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Departamento de Cobrança e Arrecadação – DECOB no âmbito das atividades específicas do Departamento:  Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, na recepção do Conselho, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados;  Atender às ligações externas e internas e dar conclusão às necessidades pertinentes aos procedimentos relativos ao Departamento;  Responder a e-mails direcionados ao Departamento;  Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros expedientes de ordem do Departamento;  Emitir Termos de Confissão de Dívidas, guias para pagamento de anuidades, parcelas, taxas e emolumentos concernentes à situação financeira do Corretor de Imóveis;  Proceder a consultas no Sistema de Informações e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG, identificando a necessidade de regularização do Corretor de Imóveis;  Montar processos alusivos à cobrança de débitos de anuidades, taxas e emolumentos do Corretor de Imóveis;  Execução de ações efetivas no que tange a requerimento amigável de prescrição observando juntada de documentos, encaminhamentos e lançamentos da tramitação processual no sistema-CRECI;  Elaborar condição de parcelamento de débitos de anuidades atrasadas, conforme requerido pelo Corretor de Imóveis;  Expedir ofícios e/ou boletos de cobranças amigáveis;  Expedir cartas de cobranças;  Emitir relatório, quando solicitado, por ordem de superiores;  Atuar, em conjunto com o Departamento Jurídico – DEJUR, fornecendo informações necessárias para a realização do processo de execução fiscal de anuidades vencidas junto a Justiça Federal, bem como, recebendo orientações sobre valores de anuidades a serem cobradas, de acordo com a tramitação da execução fiscal;  Desarquivar processos junto ao arquivo geral do CRECI – 4ª Região/MG quando necessário ao desenvolvimento de tarefas do Departamento;  Participar, quando solicitado, de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG no sentido de auxiliar na organização;  Proceder à verificação de processos sumários ainda existentes, sempre que for solicitado;  Proceder à entrega do Cartão Anual de Regularidade Profissional ao Corretor de Imóveis;  Prestar informações alusivas à situação financeira do Corretor de Imóveis, quando solicitadas pelos Departamentos e Setores do CRECI – 4ª Região/MG;  Verificar a necessidade de requisitar, junto ao almoxarifado, materiais de consumo para a manutenção do Departamento;  Zelar pela organização, limpeza, conservação dos materiais de consumo, mobiliário e do ambiente de trabalho. Atribuições direcionadas ao empregado(a) lotado(a) no Setor de Registro e Cadastro – SEREC no âmbito das atividades específicas do Setor:  Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, na recepção do Conselho, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados;  Atender às ligações externas e internas, dando conclusão às necessidades pertinentes aos procedimentos do Setor;  Responder a e-mails direcionados a questionamentos alusivos ao Setor;  Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros expedientes de ordem do Setor;  Receber e protocolizar os expedientes relacionados aos pedidos de:  Inscrição Principal de Pessoa Física;  Inscrição Principal de Pessoa Jurídica;  Registro Temporário de Estágio;  Pedido de Transferência de Inscrição do CRECI – 4ª Região/MG para outras Regiões;  Pedido de Transferência de Inscrição de outras Regiões para o CRECI – 4ª Região/MG;  Pedido de Reinscrição;  Pedido de Inscrição Secundária do CRECI – 4ª Região/MG para outras Regiões;  Pedido de Inscrição Secundária de outras Regiões para o CRECI – 4ª Região/MG;  Pedido de Suspensão da Inscrição Principal;  Pedido de Cancelamento da Inscrição Principal;  Registro de Exercício Eventual;  Registro de Nome Profissional Abreviado;  Averbação de Alteração Contratual;  Emissão de 2ª Via de Cédula e Carteira de Identidade Profissional;  Emissão de 2ª Via do Certificado de Inscrição da Pessoa Jurídica;  Depois de recebidos os expedientes pertinentes aos procedimentos do Setor, providenciar a montagem dos respectivos processos, paginando e fazendo a juntada dos documentos, observando a autenticidade e validade dos mesmos;  Emitir guias para pagamento das taxas relativas aos procedimentos protocolizados;  Juntar aos processos pareceres alusivos aos procedimentos com vistas à apreciação da COAPIN – Comissão de Análise de Processos de Inscrição;  Arquivar em caixas organizadoras os processos concernentes ao Setor de Registro e Cadastro montados, obedecendo à modalidade dos expedientes protocolizados e requeridos;  Efetuar o lançamento de informações e registros no Sistema de Informação e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG, de acordo com instruções e regras pré-estabelecidas;  Emitir as relações específicas dos expedientes requeridos e analisados pela COAPIN – Comissão de Análise de Processos de Inscrição, com vistas à aprovação em Plenário;  Expedir correspondências direcionadas aos Corretores de Imóveis e Pessoas Jurídicas, que tiveram a inscrição aprovada em plenária, comunicandoos da decisão e aprovação;  Expedir Cédulas e Carteiras de Identidade Profissional de Corretores de Imóveis aprovados no plenário;  Expedir Certificados de Inscrição das Pessoas Jurídicas aprovadas no plenário; 23  Quando necessário, dar autenticidade em documentos protocolizados no Setor, desde que, sejam confrontados com o original;  Oficiar, quando necessário, aos Corretores de Imóveis, Pessoas Jurídicas, estagiários e pretensos profissionais em situação de protocolo de registro, levando-se em conta a definição de prazos, pendências de documentos e de pagamentos;  Orientar via telefonemas, e-mails, skype e outros meios de comunicação os empregados das Delegacias Regionais, quando apresentarem dúvidas quanto à formalização de procedimentos pertinentes ao Setor;  Enviar Cédulas e Carteiras de Identidade Profissional de Corretores de Imóveis para as Delegacias Regionais e Municipais, por meio de ofício, objetivando que delegados procedam à entrega de tais documentos aos profissionais;  Separar e preparar as Cédulas e Carteiras de Identidade Profissional da Capital para serem entregues em solenidade;  Colher a assinatura e impressão digital do Corretor de Imóveis nas Cédulas e Carteiras de Identidade Profissional, bem como, nos respectivos recibos de entrega;  Oficiar, aos Conselhos Regionais de origem, as aprovações em plenário das transferências e inscrições secundárias;  Lançar no Sistema de Informação e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG as aprovações em plenário dos casos de: cancelamento de inscrição, transferência de inscrição, reinscrições, falecimentos, inscrições secundárias, registro do exercício eventual, suspensão da inscrição, registro do nome profissional abreviado, entre outros;  Registrar em livro apropriado a relação das inscrições aprovadas em plenárias de Corretores de Imóveis e Pessoas Jurídicas;  Fazer consulta no Sistema de Informação e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG identificando a necessidade de regularização do Corretor de Imóveis;  Emitir relatórios, quando solicitado, por ordem de superiores;  Desarquivar processos junto ao arquivo geral do CRECI – 4ª Região/MG quando necessário ao desenvolvimento de tarefas;  Participar de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG, no sentido de auxiliar na organização, quando solicitado;  Proceder à entrega de Cédulas e Carteiras de Identidade Profissional ao Corretor de Imóveis direto no atendimento quando este já estiver sido convocado para a solenidade de entrega e por qualquer motivo esteve impossibilitado de comparecer;  Prestar informações alusivas ao registro profissional do Corretor de Imóveis quando solicitado pelos Departamentos e Setores do CRECI – 4ª Região/MG;  Verificar a necessidade de requisitar junto ao almoxarifado do CRECI – 4ª Região/MG materiais de consumo (impressos, papéis em geral, canetas, lápis, cola e correlatos) para a manutenção do Setor.  Zelar pela limpeza, organização, conservação dos materiais de consumo e do ambiente de trabalho. Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor de Fiscalização – SEFIS no âmbito das atividades específicas do Setor:  Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, por telefone e/ou por contato pessoal primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados;  Fazer o encaminhamento de pessoas recepcionadas por telefone e/ou por contato pessoal para as unidades organizacionais competentes;  Responder a e-mails direcionados ao Setor;  Prestar orientações ao público em geral quanto à formulação de denúncias de exercício ilegal da profissão e/ou de descumprimento ético;  Ordenar e conferir os autos de infração, autos de constatação, notificações e termos de diligências lavrados pelos agentes fiscais;  Lançar no Sistema de Informações e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG os procedimentos realizados pelos agentes fiscais, tais como: autos de infração, autos de constatação, notificações, termos de diligências, relatórios diários de produção, dentre outros desenvolvidos durante a ação de fiscalização;  Relacionar as autuações lavradas e encaminhá-las para o Setor de Instrução Ético Disciplinar – SEDIS, para a respectiva montagem de processos disciplinares;  Pesquisar e coligir anúncios de infringentes do exercício da profissão de Corretor de Imóveis veiculados em jornais e outros meios de divulgação. Podem ser reunidos anúncios cuja natureza da infração seja descumprimento ético-disciplinar ou exercício ilegal da profissão.  Abrir procedimentos a serem distribuídos entre os agentes fiscais para devida inspeção;  Proceder ao arquivamento de documentos produzidos pelo Setor em caixas organizadoras separando-os por suas objetividades;  Receber e lançar os expedientes gerados pelos agentes fiscais inclusive os das Delegacias Regionais;  Manter organizada e arquivada toda a documentação relacionada aos processos e serviços de competência do Setor;  Receber e reportar à chefia imediata as intimações dos órgãos de Polícia e/ou Justiça concernente à atividade da fiscalização;  Manter ordenados as listas telefônicas atualizadas, os catálogos de serviços das unidades e dos funcionários responsáveis, o cadastro de endereços e telefones de pessoas e organizações que têm relações constantes com o CRECI – 4ª Região/MG com objetivo de facilitar a execução dos serviços;  Emitir listagem das ligações telefônicas realizadas encaminhando-a à chefia imediata para exame e demais providências;  Executar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros documentos administrativos e de ordem do Setor;  Requisitar materiais de serviços, papéis e formulários de uso dos agentes fiscais junto ao almoxarifado do CRECI – 4ª Região/MG;  Zelar pela organização e conservação do material de trabalho;  Atender a ligações externas e internas e dar conclusão às necessidades pertinentes aos procedimentos do Setor;  Orientar via telefonemas, e-mails, skype e outros meios de comunicação os empregados das Delegacias Regionais quando apresentarem dúvidas quanto à formalização de procedimentos pertinentes ao Setor;  Participar de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG no sentido de auxiliar na organização, quando solicitado. Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor de Instrução Ético Disciplinar – SEDIS no âmbito das atividades específicas do Setor:  Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, por telefone e/ou por contato pessoa primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados;  Fazer o encaminhamento de pessoas recepcionadas por telefone e/ou por contato pessoa para as unidades organizacionais competentes;  Responder a e-mails direcionados ao Setor;  Prestar orientações ao público em geral quanto à formulação de denúncias de exercício ilegal da profissão e/ou de descumprimento ético;  Receber e conferir os autos de infração, autos de constatação, notificações e termos de diligências lavrado pelos agentes fiscais;  Montar processos oriundos de Autos de Infração por descumprimento a legislação profissional e ao Código de Ética do Corretor de Imóveis (artigo 6º do CPD e alíneas);  Montar processos oriundos de denúncias públicas com a competente abertura do Termo de Representação e encaminhamento ao denunciado (artigo 47 do CPD e incisos);  Atender ao público indiciado por autos de infração, notificações ou partes constantes dos processos, prestando informações, orientações, colhendo provas, recebendo documentos e prestando demais esclarecimentos;  Preparar o encaminhamento dos Processos Disciplinares e Fiscais, com ou sem defesa, para o Departamento Jurídico – DEJUR para que exare pareceres ou proponha acordos, conforme cada caso;  Auxiliar a chefia do Setor no suporte ao funcionamento da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional;  Manter organizadas e arquivadas todas as documentações relacionadas aos processos e serviços de competência do Setor;  Participar de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG no sentido de auxiliar na organização, quando solicitado. 24 Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Departamento Contábil, Financeiro e Recursos Humanos – DECOF no âmbito das atividades específicas do Departamento:  Elaborar planilhas e gráficos ilustrativos;  Redigir correspondências e elaborar documentos com a finalidade de obter e/ou prestar informações e subsidiar a tomada de decisões de superiores;  Organizar arquivo de documentos, ofícios, correspondências, entre outros documentos relativos ao desenvolvimento das atividades competentes ao Departamento;  Executar tarefas de pagamentos, cobranças, recebimentos e outros procedimentos;  Proceder a cálculos de natureza e complexidades variadas, examinando e conferindo dados, tais como: cálculos de juros, multas, descontos, impostos, obrigações sociais, dentre outros;  Classificar documentos a serem contabilizados examinando e conferindo a exatidão das informações, natureza, identificação do número da conta de lançamentos de registros;  Auxiliar na conferência de saldo de contas bancárias confrontando-as com o saldo na “razão geral”;  Auxiliar na revisão de cálculos contábeis e balancetes, verificando e comparando os dados com a documentação originária, observando a classificação contábil para promover a conciliação de saldos entre controles contábeis sintéticos e analíticos;  Auxiliar na apuração da receita mensal de arrecadação procedendo aos registros financeiros e contábeis;  Auxiliar na apuração da cota parte do COFECI sobre a receita mensal de arrecadação efetuando os registros financeiros e contábeis procedentes;  Auxiliar na elaboração de demonstrações contábeis mensais e de encerramento de exercício;  Controlar a execução de contratos e convênios: examinando processos de pagamentos, conferindo valores, cláusulas contratuais, cronogramas de desembolso, emitindo comprovantes e demais procedimentos afins;  Auxiliar na elaboração de relatórios, demonstrativos e/ou levantamentos específicos sobre as atividades contábeis e financeiras para fornecimento às autoridades superiores do CRECI – 4ª Região/MG;  Encarregar-se do registro e contrato de trabalho de empregados admitidos e/ou contratados;  Controlar e administrar a vigência e o encerramento dos contratos de estagiários;  Realizar lançamento no prontuário: Cadastro Funcional Individual com os dados e anotações exigidas por lei históricos e registros das ocorrências funcionais dos empregados;  Organizar, guardar, conservar e controlar os documentos e pastas funcionais com sigilo das informações pertinentes;  Controlar o registro de frequência e de cumprimento da jornada de trabalho dos empregados;  Providenciar a emissão e entregar a identificação funcional ao empregado do CRECI – 4ª Região/MG;  Elaboração da folha de pagamento de pessoal, para processamento dos créditos em conta salário;  Recolhimento dos encargos sociais, fiscais e demais obrigações trabalhistas determinadas por lei (INSS, FGTS, IRF, contribuição sindical, etc.).  Auxiliar no pagamento de benefícios e de auxílios ao trabalhador, tais como: Vale Transporte, Vale Refeição, Convênio Médico, dentre outros;  Auxiliar no pagamento dos salários dos empregados do CRECI – 4ª Região/MG na Sede e nas Delegacias Regionais;  Auxiliar no pagamento de férias regulamentares, apurando o período aquisitivo, emissão de avisos, cálculos dos valores e demais documentos pertinentes;  Auxiliar no processo de rescisão trabalhista, na elaboração e na execução dos procedimentos relacionados;  Controlar a movimentação bancária com registro do fluxo de ingressos e desembolsos de bancos conta arrecadação, conta movimento e conta vinculada à aplicação financeira;  Controlar o suprimento de fundo de caixa, destinado a atender despesas de pequeno valor e abrangência e de pronto pagamento na SEDE e Delegacias;  Fazer pagamento de encargos e despesas gerais do CRECI – 4ª Região/MG providenciando a verificação do aprovisionamento dos recursos e da emissão dos cheques a serem passados ao Presidente e ao Diretor Tesoureiro para serem assinados;  Realizar depósitos, saques de numerários, recebimentos de tributos e contribuições incidentes sobre pagamentos efetuados;  Realizar preenchimento dos formulários relacionados à Proposta de Concessão de Diárias, adiantamentos, disponibilidades de recursos para a aquisição de passagens aéreas e terrestres;  Emissão de planilhas e relatórios de controle da gestão financeira;  Responder a e-mails direcionados a questionamentos alusivos ao Departamento;  Participar de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG no sentido de auxiliar na organização quando solicitado. Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor de Informática – SEINF no âmbito das atividades específicas do Setor:  Monitorar os serviços e atividades de informática no âmbito do CRECI – 4ª Região/MG de forma integrada com as necessidades de cada unidade organizacional;  Auxiliar no aperfeiçoamento do Sistema de Informações e Banco de Dados em uso e das infraestruturas de hardware, software, comunicação e redes;  Auxiliar na manutenção e segurança da estrutura do site do CRECI – 4ª Região/MG;  Auxiliar na manutenção, desenvolvimento e implantação do Sistema de Informações e Banco de Dados;  Atualizar a documentação do sistema;  Zelar pela integridade, organização, segurança e desempenho dos serviços e Bancos de Dados garantindo, de forma ágil e descentralizada, a operacionalização das unidades organizacionais;  Controlar o grupo de usuários da rede e do sistema de gestão em diferentes níveis de acesso, habilitados e protegidos por senhas criptografadas conforme respectivas competências e autorizações  Dar assistência aos usuários e ensinar sobre a correta utilização do Sistema de Informações e Banco de Dados, de equipamentos e de aplicativos afins, quando necessário;  Manter organizado e estocado os materiais e equipamentos de informática;  Distribuir, quando solicitado, materiais e equipamentos de informática, às unidades organizacionais e Delegacias Regionais do CRECI – 4ª Região/MG;  Auxiliar na manutenção dos programas de suporte às atividades do CRECI – 4ª Região/MG, tais como: controle de material, controle de veículos, controle de compras, controle de bens patrimoniais e etc.;  Extrair relatórios e planilhas gerenciais para atendimento de pedidos da direção superior e de unidades organizacionais;  Atualizar o Sistema de Informações e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG no que concerne aos índices de correção para cálculos de anuidades em atraso, fornecidos através da tabela mensal disponibilizada pelo COFECI;  Proceder, no Sistema de Informações e Banco de Dados, a baixas resultantes do tratamento de arquivo, retorno bancário, dentre outros;  Auxiliar na execução do backup do registro de informações do banco de dados mantendo-os em segurança;  Auxiliar na elaboração de relatório anual dos trabalhos desenvolvidos;  Participar de eventos e solenidades realizadas pelo CRECI – 4ª Região/MG no sentido de auxiliar na organização, quando solicitado. Atribuições específicas do empregado na execução de serviços da área de Ouvidoria no âmbito do CRECI – 4ª Região/MG:  Assistir diretamente o Ouvidor no exercício de suas funções ou de outras por ele designadas;  Receber manifestações pelos diferentes canais de entrada (telefone, contato pessoal, e-mail, correspondências, dentre outros) e registrar as demandas dos cidadãos, submetendo-as à apreciação do ouvidor; 25  Encaminhar as demandas recebidas para apreciação de cada setor ou departamento competente e auxiliar o Ouvidor no acompanhamento da solução da demanda e no gerenciamento de prazos de resposta;  Acompanhar a tramitação das demandas recebidas pela Ouvidoria;  Encaminhar resposta aos usuários depois de revisada pelo ouvidor;  Substituir o ouvidor no período de férias e nos casos de faltas ou impedimentos;  Auxiliar no atendimento às demandas que não sejam de qualquer outro setor do CRECI – 4ª Região/MG;  Auxiliar o Ouvidor a atuar, em última instância, na mediação de demandas, depois de esgotadas as possibilidades de ação pelos e setores do CRECI – 4ª Região/MG;  Pesquisar, explorar, investigar, cautelosamente, o tema da demanda recebida, ajudando o Ouvidor a compreender o relato do manifestante;  Quando autorizado pelo Ouvidor, buscar soluções das demandas cadastradas junto às unidades competentes internas ou externas ao Conselho, acompanhar as providências adotadas e o cumprimento dos prazos estabelecidos.  Responder ao manifestante, de acordo com a resposta do setor ou departamento, desde que, autorizado pelo Ouvidor e que a resposta seja satisfatória;  Assegurar, quando for o caso, o sigilo das fontes e das informações;  Auxiliar o Ouvidor na interação com os chefes e colaboradores de todos os setores e departamentos do Conselho, com intuito de prevenir conflitos, alinhar o discurso organizacional e inteirar-se dos acontecimentos e mudanças.  Auxiliar na análise das manifestações cadastradas a fim de identificar oportunidades de melhoria reportando as sugestões ao Ouvidor.  Ajudar o Ouvidor na elaboração e apresentação de relatórios sobre os resultados da atuação da Ouvidoria.  Auxiliar na organização e arquivamento de perguntas, demandas, respostas, artigos, matérias, fotos e de outros materiais originários do desenvolvimento das atividades do Departamento;  Participar de trabalhos em equipe multidisciplinares;  Auxiliar e sugerir procedimentos para o aperfeiçoamento de métodos e processos de trabalhos das diversas áreas da estrutura organizacional do CRECI – 4ª Região/MG;  Fornecer informações para o Ouvidor sobre o trabalho realizado, tais como: enumerar falhas, sinalizar necessidades, sugerir alternativas, reafirmar os bons serviços prestados pelo Órgão;  Aprimorar boas práticas;  Colaborar para o aperfeiçoamento dos procedimentos;  Executar outras atividades correlatas

Informação adicional

CARGO

EDITORA

NIVEL

TIPO

INSTITUIÇÃO

ESTADO

ORGANIZADORA