Apostila Concurso Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretário de Escola Júnior

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Descrição

Adquira já a Apostila Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretário de Escola Júnior

Apostila Prefeitura de Itapecerica da Serra / SP - Inspetor de AlunosPrepare-se com o Melhor conteúdo !
Apostila elaborada especificamente para a prova da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

A Apostila para o concurso da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu foi totalmente revista e atualizada conforme o edital de Maio de 2016 contendo 592  páginas sendo disponibilizada na versão impressa e digital pdf download.

Este Preparatório Inclui :
Uma Apostila + Um Cd Rom de Brinde com testes (conteúdo disponível também na versão digital) + Curso Online do ECA

Concurso Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

Cargo : SECRETÁRIO DE ESCOLA JÚNIOR
Inscrições: de 05/05/2016 a 19/05/2016
Salário: R$ 2.129,17 Provas :  05/06/2016
Nível : Médio
Vagas : 18
Organizadora :  Fundatec – EDITAL :Acessar Taxa de Inscrição: R$ 50,00

Adquira  já a sua apostila para o concurso público da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, para o cargo de Secretário de Escola Júnior. São 18 vagas, com remuneração de R$ 2.129,17 e carga horária de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio completo.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico da Fundatec, www.fundatec.org.br, no período de 05 de maio de 2016 a 19 de maio de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

A prova está prevista para ser realizada no dia 05 de junho de 2016.

O Conteúdo da Apostila Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretário de Escola Júnior Contempla :

– Língua Portuguesa
– Informática
– Matemática / Raciocínio Lógico
– Conhecimentos Gerais / Atualidades
– Legislação Municipal
– Legislação / Estrutura e Funcionamento
Conhecimentos Específicos

Conteúdo programático completo da Apostila Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretário de Escola Júnior.

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e compreensão de textos:
1.1 Assunto.
1.2 Estruturação do texto.
1.3 Ideias principais e secundárias.
1.4 Relação entre ideias.
1.5 Ideia central e intenção comunicativa.
1.6 Efeitos de sentido.
1.7 Figuras de linguagem e linguagem figurada.
1.8 Recursos de argumentação.
1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos.
1.10 Coesão e coerência textuais.
2. Léxico/Semântica:
2.1 Significação de palavras e expressões no texto.
2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto.
2.3 Estrutura e formação de palavras.
3. Aspectos linguísticos:
3.1 Relações morfossintáticas.
3.2 Ortografia: emprego de letras e acentos gráficos (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12).
3.3 Relações entre fonemas e grafias.
3.4 Colocação pronominal.
3.5 Reconhecimento, flexões e emprego de classes gramaticais.
3.6 Vozes verbais e sua conversão.
3.7 Concordância nominal e verbal.
3.8 Regência nominal e verbal.
3.9 Paralelismos de Regência.
3.10 Emprego do acento indicativo de crase.
3.11 Sintaxe do período simples e do período composto.
3.12 Colocação e reconhecimento de termos e orações no período.
3.13 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos.
3.14 Orações reduzidas e orações desenvolvidas.
3.15 Equivalência e transformação de estruturas.
3.16 Pontuação.

INFORMÁTICA
1. Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 7: (1) Área de Trabalho (Exibir, Classificar,
Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e Menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel de Controle,
Dispositivos e Impressoras, PROGRAMA Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os PROGRAMA, Pesquisar
PROGRAMA e Arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, classificar, ver as
propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis, listas, caixa de
pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas, do Menu Iniciar e do
Gerenciador de Tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar PROGRAMA e
configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus,
ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (3) Janelas (navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e
bibliotecas), Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes,
componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades das janelas,
PROGRAMA e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de
marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) Bibliotecas, Arquivos, Pastas, Ícones e Atalhos: realizar
ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar
atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e
etc.; e (5) Nomes válidos: identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos.
2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 97/2003: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber
identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela,
funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e
palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) Documentos: abrir, fechar, criar,
excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas, menus,
ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) Barra de Ferramentas: identificar e
utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página,
Referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a
formatação de textos e documentos; e (4) Ajuda: saber usar a Ajuda.
3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 97/2003: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber
identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela,
funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões; (2) Elementos: definir e identificar
célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3) Planilhas e
Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas
e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado
e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das barras de ferramentas das
guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição, para formatar, alterar,
selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e documentos e reconhecer a seleção de
células; (5) Fórmulas: saber o significado e resultado de fórmulas; e (6) Ajuda: saber usar a Ajuda.
4. Internet Explorer 8 e versões superiores: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente,
características e componentes da janela principal do Internet Explorer; (2) Barra de Ferramentas: identificar e usar
as funcionalidades da barra de ferramentas, de status e do Explorer; (3) Menus: identificar e usar as
funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda; (4) Funcionalidades: identificar
e usar as funcionalidades das barras de Menus, Favoritos, Botões do Modo de Exibição de Compatibilidade, Barra
de Comandos, Barra de Status; e (5) Bloqueio e Personalização: saber bloquear a barra de ferramentas e
identificar, alterar e usar a opção Personalizar.
5. Google Chrome 50 e versões superiores: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente,
características e componentes da janela principal; (2) Funcionalidades: identificar e saber usar todas as
funcionalidades do Google Chrome.

MATEMÁTICA/ RACIOCÍNIO LÓGICO
1. Conjuntos e Subconjuntos: operações e problemas com conjuntos.
2. Conjuntos Numéricos: Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações
fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) propriedades das operações,
múltiplos e divisores, números primos, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum.
3. Razões e Proporções – grandezas direta e inversamente proporcionais, divisão em partes direta e inversamente
proporcionais, regra de três simples e composta.
4. Sistema de Medidas: comprimento, capacidade, superfície, massa e tempo (unidades, transformação de
unidades), sistema monetário brasileiro.
5. Funções: Interpretação e construção de gráficos e tabelas, domínio e imagem, função do 1º grau, função do 2º
grau, função exponencial e logarítmica. Análise do comportamento de uma função: crescente/decrescente,
positiva/nula/negativa, valor de máximo e mínimo de uma função.
6. Equações de 1º e 2º grau. Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.
7. Geometria Plana: Figuras geométricas planas (polígonos regulares e irregulares). Cálculo de área e perímetro de
polígonos. Circunferência e Círculo: comprimento da circunferência, área do círculo.
8. Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos.
9. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjo, permutação e combinação.
10.Probabilidade: espaço amostral de um experimento, propriedades da probabilidade, distribuição de probabilidade
normal.
11.Progressões: Sequências numéricas, progressão aritmética e geométrica.
12.Aplicação dos conteúdos acima listados em resolução de problemas.

CONHECIMENTOS GERAIS/ ATUALIDADES
Dados históricos, geopolíticos e socioeconômicos do município, do estado, do país e do mundo.
Fatos relevantes da atualidade no, Brasil e no Mundo e suas vinculações históricas. Informações atuais sobre artes,
esportes e cultura, no Brasil e Mundo.
Meio Ambiente. Política e cidadania no Brasil.
Dados históricos e atuais do município de Foz do Iguaçu.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
1. Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

LEGISLAÇÃO/ ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
1. Princípios e objetivos da educação brasileira.
2. Organização da educação no Brasil.
3. Níveis e modalidades de ensino.
4. Criança e adolescente: direitos e deveres legais.
5. Parâmetros Curriculares Nacionais.
6. Plano Nacional de Educação.
7. Plano Municipal de Educação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS para SECRETÁRIO DE ESCOLA JÚNIOR PROGRAMA:
1. Conhecimentos sobre as atividades de Secretaria de Escola. 2. Correspondência oficial. 3. Arquivo e protocolo. 4. Organização de arquivos. 5. Escrituração escolar. 6. Documentos escolares individuais e coletivos. 7. Registros relativos ao estabelecimento escolar. 8. Princípios e objetivos da educação brasileira. 9. Criança e adolescente: direitos e deveres legais. 10.Proposta Pedagógica da Escola.



A Apostila Prefeitura de Foz do Iguaçu – Secretário de Escola Júnior foi atualizada com base no edital publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

Não basta estudar, coloque em prática seus conhecimentos, o  material conta com exercícios que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso, desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

Estude o quanto antes e garanta logo sua vaga.

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Requisitos de Qualificação para Ingresso: -Ensino Médio Completo


Apostila Concurso Prefeitura de Foz do Iguaçu - Secretário de Escola JúniorO QUE FAZ O Secretário de Escola Júnior:

ATRIBUIÇÕES :Executa tarefas relativas à anotação, redação, digitação e organização de documentos e outros serviços da
secretaria, como recepção, registro de compromissos e informações. Redige a correspondência e documentos de
rotina, obedecendo aos padrões estabelecidos de forma e estilo para assegurar o funcionamento do sistema de
comunicação interna e externa; conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar em
seus aspectos administrativos, garantindo a transparência de procedimentos; conhecer as normas regimentais
básicas para as escolas municipais e o Regimento da Escola, garantindo a aplicação, em especial no que diz respeito
à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional de todos os servidores da escola;
consultar, interpretar e aplicar a legislação específica para o exercício do cargo; elaborar e providenciar a divulgação
de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares; recepciona as pessoas que se dirigem ao seu
setor, tomando ciência dos assuntos a serem tratados, para encaminhá-las ao local conveniente ou prestar-lhes as
informações desejadas; faz requisições de material de expediente, registro e distribuição de materiais e outras tarefas
correlatas.

Informação adicional

CARGO

EDITORA

NIVEL

TIPO

INSTITUIÇÃO

ESTADO

ORGANIZADORA

CIDADE

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